6 de janeiro de 2005

Max Roach hospitalizado

P00491V2BUV.jpg

Max Roach, um dos mais importantes bateristas do jazz e uma das personagens fundamentais do bebop, tendo acompanhado e gravado com Charlie Parker, está hospitalizado e em estado que inspira preocupações.

Ao que JNPDI! apurou o internamento fica a dever-se a problemas com o aparelho renal, o mesmo que já lhe tinha causado graves dificuldades quando da sua última actuação na Gulbenkian, no âmbito do Jazz em Agosto.

Entretanto, graças às "fabulosas" virtudes do sistema privado de saúde dos EUA (marcado pelo ou tens $ ou não há nada para ninguém), os agentes de Max Roach andam a tentar vender o grupo desde jazzman para actuações na Europa, sem a presença do respectivo líder, na esperança de conseguir assim encontrar fundos para custear as despesas médicas de Roach! E vivam os hospitais empresa e a privatização da saúde, também defendida para Portugal pelos políticos do bloco central...

É triste que ao fim de quase 60 anos de carreira, um músico que tanto fez pela cultura norte-americana tenha de criar um grupo fantasma para poder pagar a conta do hospital.

JNPDI! deseja as melhoras ao octogenário baterista, cujos 81 anos se completam no próximo dia 10 de Janeiro.

De referir que, juntamente com Kenny Clarke, Max Roach contribuiu para uma autêntica revolução no papel da bateria no jazz, o qual persiste até aos nossos dias.


Site Meter Powered by Blogger