24 de fevereiro de 2004

O Senhor dos Jazzs

Eu não queria mas tem de ser.

Anda aí pela rua, em todo e qualquer outdoor (que traduzido do publicitês quer dizer 'catrapázio nem por isso belo e que usado em excesso polui visualmente, tapa as árvores e encobre, numa linguagem e estética perfeita, a imperfeição dos dias reais) um anúncio que dá pelo título de «Senhor dos Azeites».

Enfim, a coisa é de bradar aos céus e de nos deixar c'os azeites.

Primeiro, porque misturar anéis e azeites só se o anel não sair e for preciso oleá-lo. Não vejo outra relação.

Segundo, porque Tolkien e azeite não misturam mesmo. Ou será isto tudo uma trama que eu não percebi? Haverá uma 'irmandade do azeite'? Estará ele governado por dois magos que se escondem em 'dois lagares'? Estaremos perante o 'regresso do azeite' que vem assumir o seu lugar na cozinha portuguesa, expulsando os 'óleos', quais orcs? Se alguém souber...

Terceiro, porque me parece um tremendo erro de marketing. É que não consta que o Senhor dos Anéis seja o melhor veículo para vender azeite até porque o público desta trilogia não passa propriamente os seus dias na cozinha, a fritar. Temos portanto aqui um erro de alvo. Se calhar os senhores dessa marca de azeite podiam tentar filmes como «Sabrina» e tudo o que comece ou acabe em «malta», «molhada», «malucos», «doidos», «à solta», etc...

E o que é que isto tem a ver com Jazz?

Tudo!

A avaliar pelo contexto não estamos livres de ter uma marca de margarina a patrocinar a Diana Krall (porque vende que nem manteiga), uma lixívia a patrocinar Norah Jones (porque a rapariga tem um ar simpático e gosta muito de casa e de sol e portanto tem tudo a ver com aqueles anúncios da brancura e da roupa a secar ao sol) ou, ainda, uma marca de remédio para piolhos a patrocinar a Jacinta (porque a sua farta cabeleira poderia albergar toda uma colónia destes bichinhos esó não alberga graças ao dito remédio)!

Já agora, alguém se lembra da marca do tal azeite? Pois é... já dizem os tipos do marketing: «Patrocina apenas aquilo que não ofusque a tua mensagem pela sua grandeza e força emocional».


Site Meter Powered by Blogger