20 de fevereiro de 2004

50 minutos de Jazz com Jacinta e José Duarte

Conforme estava previsto, realizou-se hoje (19 de Fevereiro) o concerto de aniversário do programa radiofónico «5 Minutos de Jazz», criado e apresentado por José Duarte desde 1966, ano em que Ella Fitzgerald e Duke Ellington actuaram em Lisboa, no Monumental.

No concerto, transmitido ao vivo pela RDP1, a estrela foi também uma cantora, mas 100% portuguesa. Jacinta levou ao auditório das Amoreiras a música de Thelonious Monk (quem diria que ele haveria de chegar a tantos ouvidos nacionais...) e alguns dos temas do seu primeiro album para a editora Blue Note. Enquadrada num programa radiofónico, com perguntas intermediadas com a actuação, a prestação de Jacinta correu bem mas pareceu-nos ligeiramente abaixo de outros concertos a que já assistimos, nomeadamente ao nível do scat. Ainda assim, Jacinta é um portento e um talento pronto a explodir em pleno, mais dia menos dia...

No final do concerto, oportunidade para dois dedos de conversa com os representantes da Verve e da Blue Note em Portugal e com um dos responsáveis do Festival Jazz ao Centro (Coimbra), para ficar a saber que já no dia 5 abre um clube de jazz nesta cidade de poetas e doutores. Quanto ao festival, esperamos que o programa deste ano seja mais abrangente, para que possa apelar a uma audiência mais vasta e com diferentes gostos musicais.


Site Meter Powered by Blogger