28 de janeiro de 2004

Keep an eye on this boy!

B00006J3WL.01.LZZZZZZZ.jpg

Jamie Cullum tem 23 anos, parece mais uma pop star mas canta mesmo é jazz, tal como demonstra o seu primeiro registo discográfico, gravado para a Candid: «Pointless Nostalgic».

A Inglaterra parece render-se ao talento desta nova voz do jazz cantado no masculino, isto a avaliar pelas excelentes críticas que tem recolhido ultimamente: "(his) music rocks our world" (Time Out); "A Star in the making" (The Sunday Times); "Has charisma.. rock-star swagger.. will be a star himself soon" (The Times); "A rare touch of class" (Daily Express); "A voice to make your knees tremble" (More!); "Best Newcomer" (The Times); "Cool and Talented " (The Daily Express); "Engaging and energetic" (The Guardian); "Dynamic" (The Evening Standard); ".. worth the buzz" (The Observer); "The cool face of 21st - century jazz" (More!).

Também a revista «Jazz UK» lhe concedeu recentemente grande destaque, escolhendo-o para tema da sua capa... e considerando-o uma «rising star».

JazzUKCover.jpg

A verdade é que a ascensão se traduz igualmente em cifrões e Cullum assinou recentemente um contrato com uma nova editora (creio que é a Universal) no módico valor de £1,000,000 tendo almejado a categoria de «rising star» também nos BBC Jazz awards.

Já agora, é importante dizer que no espaço de apenas um ano, Jamie Cullum foi protagonista de uma ascensão no mínimo meteórica. É que se em 2002 o cantor tinha aberto o London Jazz Festival de Londres a cantar num concerto gratuito no foyer, em 2003 coube-lhe a honra de subir ao palco principal e encerrar este importante evento...

A mim parece-me, porém, que Cullum ainda não definiu exactamente onde se quer encaixar, pelo que não é líquido que seja no jazz. É esperar para ver, embora tudo aponte no bom caminho.


Site Meter Powered by Blogger