25 de janeiro de 2004

Uma pérola de Stan Getz

f92486szrq8.jpg

Chegou recentemente ao mercado nacional «Empty Shells», disco que regista um concerto ao vivo protagonizado em 1980, em Cannes, pelo inigualável Stan Getz.

E o que está dentro deste registo é uma autêntica pérola, captando o saxofonista num dos seus melhores períodos criativos, ao lado de Chuck Loeballa (guitarra), Andy La Verne (piano), Victor Jones (bateria) e Brian Bromberg (contrabaixo), este com apenas 19 anos na época... A este grupo juntam-se ainda alguns convidados: Paul Horn (Flauta); Mike Garson (Piano eléctrico); Patrick Artero (Trompete); Joe Farrell (Sax Tenor); Gayle Moran (voz).

No seu conjunto, este é um grupo que mistura instrumentos acústicos e eléctricos, fruto das experiências de fusão que começavam a estar presentes no jazz, e é possível aqui apreciar uma incursão moderada de Getz pelos terrenos do funky e da electrónica, mas sem que isso perturbe minimamente o resultado final do disco. Getz continua a soar a Getz.

Para mim o melhor tema é sem dúvida 'Lady Day', composto por Wayne Shorter em homenagem a Billie Holiday. A exposição do tema e o solo de Getz são absolutamente antológicos e de arrepiar pela sensibilidade e profundidade emocional e musical.

Um conselho porém, para quem pondere adquirir este album. É que a versão original custa cerca de 20,00 € enquanto a versão da Giants of Jazz custa apenas 7,98 €... isto na FNAC. A única diferença é que a da GJ tem menos uma faixa e a capa não é luxuosa como a primeira, mas, enfim, para quem valoriza sobretudo a música isso acaba por não ser impeditivo para adquirir uma boa obra a um bom preço.


Site Meter Powered by Blogger