Qual é a editora qual é ela...?
Há entre nós uma editora de jazz que tem vindo a demonstrar ao mercado como se 'vende' esta música aos críticos, sabendo exactamente quem escreve sobre o quê e onde, para depois enviar à pessoa certa o disco certo.
Desta forma, a tal editora garante que os seus discos encaixam o melhor possível nas preferências pessoais de cada crítico, não os condenando à partida. Isto porque é notório que há críticos que preferem o jazz mainstream e outros são mais dados ao free, por exemplo. Assim, quando um disco de Braxton aterra nas mãos dos primeiros ou um disco de Parker sobrevoa os ouvidos dos segundos há três coisas que normalmente acontecem: 1) escrevem e arrasam; 2) não escrevem; 3) escrevem uma crítica morna, sem qualquer compromisso de opinião para evitar melindres.
Já agora, qual será a representante de uma grande editora norte-americana de jazz que promete discos aos críticos e depois na volta do correio envia um envelope cheio de nada? Concordemos que não é a melhor estratégia para promover o jazz e algo me diz que um dia destes a estória acaba nos escritórios da casa mãe...
Um mesmo país, uma mesma música e duas realidades tão distintas.
Enfim, tudo isto existe, tudo isto é... jazz!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home