29 de novembro de 2003

Um disco imperdível

Está em promoção (11.95 euros) na FNAC do Chiado um disco fabuloso só com blues e tocado por alguns dos gigantes do jazz.

Chama-se «Back to Back», é uma reedição de um clássico de 1959 e conta com Duke Ellington e Johnny Hodges, além de Harry 'Sweets' Edison, Les Spann, Sam Jones e Jo Jones.

Além da qualidade musical, a gravação é irrepreensível e o som é aquele som do jazz com sentimento e 'arrastado', dos saxofones e trompetes que 'choram' e vibram. São notáveis os verdadeiros diálogos musicais entre Harry 'Sweets' Edison e Johnny Hodges.

Quanto a Edison lembro-me de o ver nos bastidores do Coliseu, em 1992, a dormir todo estendido num caixote de madeira, com o trompete ao lado. É daquelas imagens que ficam.

Já agora um conselho para quem for cliente da FNAC. Não sei se noutros estilos musicais se passa o mesmo mas no jazz convém não comprar nada sem antes verificar o mesmo disco em pelo menos duas lojas FNAC. É que entre a FNAC Colombo e FNAC Chiado as diferenças são brutais. Este mesmo disco, «Back to Back», custa 20,00 euros no Colombo e apenas 11,95 no Chiado. Noutras vezes é o Colombo o mais barato. Creio que tem a ver com as promoções de cada loja, mas ainda assim não deixa de ser estranho que na mesma cadeia se pratiquem preços tão díspares, sobretudo uma cadeia que tem como compromisso devolver a diferença se o cliente encontrar mais barato noutra loja...


Site Meter Powered by Blogger