6 de fevereiro de 2010

HOT CLUBE: Vídeo-memórias JNPDI

Agora que se anuncia a demolição do prédio do Hot Clube de Portugal, JNPDI recorda aqui alguns vídeos que realizámos nos últimos anos nesta mítica cave da Praça da Alegria.

Em 2 de Junho de 2007 realizámos um Roteiro do Jazz em Lisboa e visitámos o Hot Clube. Os participantes foram brindados com uma actuação improvisada de Barros Veloso (piano), Maria Viana (voz) e Paulo Gil (voz).



Em Outubro deste mesmo ano, JNPDI completou o seu 4.º aniversário e convidou o saxofonista Herb Gller a regressar, 45 anos depois, ao Hot Clube. Vejamos o seu ensaio neste espaço e um excerto do concerto, um espectáculo que marcou aquele ano de 2007 não só pela excelente forma de Geller, mas também pela notável prestação de Filipe Melo, Bruno Santos, Demian Cabaud e Bruno Pedroso.





Em Março de 2008, o saxofonista Julian Arguelles apresentou-se no Hot Clube com um quinteto composto por Bernardo Sassetti, André Fernandes, Bernardo Moreira e Alex Frazão.



Seguiu-se, um mês depois, o João Lencastre Group, com Dave Binney (sax), André Fernandes (guitarra), Benny Lackner (piano), Mário Franco (contrabaixo) e João Lencastre (bateria).



Em Abril de 2008, actuou também o Grand Pianoramax, do pianista Leo Tardin.



Ainda neste movimentado mês, subiu ao palco o trio do pianista norte-americano Benny Lackner, composto por Nelson Cascais (contrabaixo) e Mathieu Chazarenc (bateria).



Dois meses depois, em Junho de 2008, o Hot Clube apresentou um concerto duplo com Maria João e João Farinha & Paula Oliveira e Leo Tardin.







Em Julho deste ano, integrado no Estoril Jazz, actuou o grupo Kim Istry, liderado por Kim Kalesti (voz) e Frank Lacy (trombone).



Em Setembro de 2008, o pátio do Hot acolheu o festival Jazz.pt. Nesse âmbito, aí actuou o trio Talmor/Swallow/Nussbaum, formado por Ohad Talmor (saxofone-tenor), Steve Swallow (baixo eléctrico) e Adam Nussbaum (bateria).



António José de Barros Veloso, um dos sócios históricos do Hot Clube, actuava aí regularmente às terças-feiras, fomentando a partilha de conhecimentos através de jam-sessions com jovens músicos.



Vejamo-lo numa jam com Gonçalo Sousa (harmónica), André Santos (guitarra), António Quintino (contrabaixo) e Pedro Segundo (bateria). A data é Setembro de 2008. O trompetista que se juntou ao grupo luso é Robert Faulkner, músico e sociólogo norte-americano que se encontrava em Portugal para participar em dois eventos promovidos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra



Finalmente, em Outubro de 2008, JNPDI promoveu no Hot um concerto com a histórica cantora Sheila Jordan. Este concerto foi considerado por vários críticos de jazz e músicos como um dos melhores jamais realizados no Hot, o que ficou a dever-se não só a Sheila Jordan (encantada por poder evocar ali os anos em que actuava regularmente em pequenos clubes), mas também à excelente prestação dos músicos João Moreira (trompete), Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).



Em Dezembro de 2008, JNPDI convidou Pedro Gomes a realizar uma reportagem sobre as célebres terças-feiras de Barros Veloso no Hot Clube, evento de que sempre fomos públicos entusiastas por este ter permitido, ao longo de uma década, o convívio e troca de experiências entre gerações.



Curiosamente, esta foi a última reportagem de JNPDI no Hot Clube, precisamente um ano antes do trágico incêndio.


Site Meter Powered by Blogger