12 de novembro de 2009

Hoje há dois dedos de Jazz em Cascais

Imagem1391x600.jpg

O jazz regressa hoje, dia 13, ao Centro Cultural de Cascais através do concerto de Rui Azul e Wolfran Minneman.

Rui Azul conheceu Wolfram Minnemann nos anos 70, na cave da casa de Rui Veloso, então seu colega de liceu e amigo. O denominador comum na época e no presente concerto são os Blues, género musical que serve de base para o blues-shout na voz e o boogie/honky-tonk no piano de Minnemann e para o contraponto e discurso do sax-tenor de Rui Azul, onde se distinguem influências do jazz mainstream, de funky-jazz (dos 50's) e de bebop.

RUI AZUL (saxofone tenor, flauta). Nasceu no Porto e estudou na Academia dos Amadores de Música. Nos anos 80 viveu na Holanda, tendo integrado a banda residente do B14 Jazz Club de Roterdão. Editou até à data Pressões Digitais (1991) e À Bolina (2005) e tocou, entre outros, com George Adams, Frank Wright e Telectu. Além de liderar o seu quinteto, Rui Azul Índex, é membro da Minnemann Blues Band e compõe música para teatro, cinema e televisão.

WOLFRAM MINNEMANN (piano, voz). Alemão, estudou piano no conservatório de Hamburgo, onde a partir dos 15 anos se iniciou em bandas de Dixieland. Em finais dos anos 60 formou os The Thrice Mice, gravando para a MCA e Phonogram, com participações em Festivais Internacionais, tendo actuado com Jimi Hendrix. Vive em Portugal desde o seu casamento, liderando a banda de blues nacional há mais anos em actividade, a Minnemann Blues Band.


Site Meter Powered by Blogger