6 de outubro de 2009

Melo/Santos Quartet com Paulo Braga hoje e amanhã no Hot Clube

MeloSantosQuartet400x591.jpg

Paulinho Braga - que ao longo da carreira tem acompanhado músicos como Tom Jobim e Elis Regina) toca hoje e amanhã no Hot Clube de Portugal com um quarteto liderado por Filipe Melo e Bruno Santos. Fazem ainda parte do projecto as convidadas vocais Paula Oliveira, Marta Hugon, Mariana Norton, Joana Machado e Margarida e Isabel Campelo.

Este é o primeiro de vários concertos (Bragança, Braga e Vila Real) que visam homenagear o baterista, como afirma Filipe Melo: "É um tributo à incrível carreira do Paulinho Braga, cujo groove muito nos influenciou".

Paulo Braga*

paulo%20braga.jpg

Paulo Braga acompanhou António Carlos Jobim (Tom Jobim) com quem gravou e fez tournées durante quinze anos. Acompanhou também Elis Regina quando esta se apresentou no Festival de Montreaux.



Durante algum tempo dividiu a sua acividade entre o Brasil e Nova Iorque, onde acompanhou músicos como Joe Henderson. Paulo Braga gravou alguns dos mais importantes álbuns da MPB como Passarim, Inédito e Antonio Brasileiro, de Tom Jobim; Bala com Bala, Montreaux ao Vivo e Elis Regina e Tom, de Elis Regina; Milagre dos Peixes (no estúdio) e Minas, de Milton Nascimento; From Tom to Tom, de Toninho Horta. Mãos e Ivan Lins, de Ivan Lins; sou Eu, de Simone; Flor de Liz, Luz e Curumim, de Djavan; e no primeiro álbum de Tim Maia, as músicas “Primavera”, “Azul da cor do Mar”, “A Festa de Santo Reis”, “Sossego” “Do Leme ao Pontal” e “Coronel Antônio Bento”, entre outras.



Em 2005, gravou o álbum Falando de Amor, de Famílias Caymmi e Jobim, entre muitos outros. Neste mesmo ano, começou um novo projecto com Paulo Jobim e Daniel Jobim e juntos formam O Jobim Trio. Simultaneamente, trabalha como solista lançando albums como Grooveland, com composições próprias.

Em entrevista à revista MODERN DRUMMER, PAT METHENY falou sobre os seus bateristas favoritos que são Roy Haynes, Jack DeJohnette, Paul Wertico e Paulo Braga. Sobre Paulo Braga, Pat disse ter ficado surpreso com a maneira como Paulo tocava Jazz (straight ahead). Identificou ainda Paulo Braga como o responsável pela introdução, na bateria moderna, das influências das escolas de samba.

* Texto cedido pela produção do concerto.


Site Meter Powered by Blogger