Descoberto artigo desconhecido de Villas-Boas sobre Jazz e improvisação
JNPDI divulga texto integral dia 23
João Moreira dos Santos (investigador e autor de quatro livros sobre a história do jazz em Portugal) anuncia a descoberta de um artigo desconhecido, até à data, de Luís Villas-Boas, considerado o “pai” do jazz no país.
Intitulado Como se deve ouvir a caluniada música de «JAZZ», o texto, não assinado, foi publicado originalmente em Agosto de 1947, na revista O Século Ilustrado, e nele Villas-Boas procura definir a essência deste género musical – por contraponto à música clássica e à música de dança – explicando detalhadamente, e pela primeira vez, o mecanismo da improvisação jazzística.
“(…) esta música estranha,
sempre diferente de instante para instante,
só pelos poetas pode ser compreendida… e executada”.
Villas-Boas
De acordo com Moreira dos Santos, este é “Um artigo muito esclarecedor, escrito por alguém muito esclarecido sobre o que é o jazz e que vem ajudar a compreender o trabalho pioneiro desenvolvido por Villas-Boas na divulgação deste género musical em Portugal. Ele preocupava-se em popularizar o jazz na pátria do fado e este artigo é uma peça essencial desse esforço que o ocupou durante décadas e granjeou muitos inimigos e insultos. É sobretudo curiosa a forma detalhada como explica o que é e como funciona na prática a improvisação no jazz. Creio este texto permanece actual volvidos 60 anos e que ainda hoje as novas gerações podem aprender com ele a descobrir este mundo fascinante que é o jazz”.
O artigo complementa e, sobretudo, expande, artigos anteriores que Villas-Boas publicara neste mesmo ano de 1947 no jornal Cartaz e na revista O Século – Rádio Mundial, peças divulgadas por Moreira dos Santos no livro O Jazz Segundo Villas-Boas (Assírio & Alvim, 2007). Tal como nesses textos, é visível neste a filiação teórica dos argumentos de Villas-Boas na obra Le Jazz, Cet Inconnu, livro publicado em 1945 por André Hodeir, célebre músico e musicólogo francês.
O texto integral será divulgado na próxima quarta-feira, dia 23, no Jazz no País do Improviso, sítio fundado em Setembro de 2003 por Moreira dos Santos e que no próximo dia 9 de Outubro celebra, com um concerto, no Centro Cultural de Cascais, o seu 6.º aniversário.
JNPDI divulga texto integral dia 23
João Moreira dos Santos (investigador e autor de quatro livros sobre a história do jazz em Portugal) anuncia a descoberta de um artigo desconhecido, até à data, de Luís Villas-Boas, considerado o “pai” do jazz no país.
Intitulado Como se deve ouvir a caluniada música de «JAZZ», o texto, não assinado, foi publicado originalmente em Agosto de 1947, na revista O Século Ilustrado, e nele Villas-Boas procura definir a essência deste género musical – por contraponto à música clássica e à música de dança – explicando detalhadamente, e pela primeira vez, o mecanismo da improvisação jazzística.
“(…) esta música estranha,
sempre diferente de instante para instante,
só pelos poetas pode ser compreendida… e executada”.
Villas-Boas
De acordo com Moreira dos Santos, este é “Um artigo muito esclarecedor, escrito por alguém muito esclarecido sobre o que é o jazz e que vem ajudar a compreender o trabalho pioneiro desenvolvido por Villas-Boas na divulgação deste género musical em Portugal. Ele preocupava-se em popularizar o jazz na pátria do fado e este artigo é uma peça essencial desse esforço que o ocupou durante décadas e granjeou muitos inimigos e insultos. É sobretudo curiosa a forma detalhada como explica o que é e como funciona na prática a improvisação no jazz. Creio este texto permanece actual volvidos 60 anos e que ainda hoje as novas gerações podem aprender com ele a descobrir este mundo fascinante que é o jazz”.
O artigo complementa e, sobretudo, expande, artigos anteriores que Villas-Boas publicara neste mesmo ano de 1947 no jornal Cartaz e na revista O Século – Rádio Mundial, peças divulgadas por Moreira dos Santos no livro O Jazz Segundo Villas-Boas (Assírio & Alvim, 2007). Tal como nesses textos, é visível neste a filiação teórica dos argumentos de Villas-Boas na obra Le Jazz, Cet Inconnu, livro publicado em 1945 por André Hodeir, célebre músico e musicólogo francês.
O texto integral será divulgado na próxima quarta-feira, dia 23, no Jazz no País do Improviso, sítio fundado em Setembro de 2003 por Moreira dos Santos e que no próximo dia 9 de Outubro celebra, com um concerto, no Centro Cultural de Cascais, o seu 6.º aniversário.
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