15 de setembro de 2009

Rui Cardoso homenageado hoje no Hot Clube de Portugal

RuiCardoso.png
Rui Cardoso. Fonte: HCP

Rui Cardoso (1939/2009), saxofonista e pedagogo, é hoje homenageado postumamente pela Escola Luís Villas-Boas, de que foi colaborador, com uma uma jam-session realizada pelas 22h00, no Hot Clube de Portugal, na Praça da Alegria.

Paulo Gil, que tocou e conviveu com o homenageado durante vários anos, vai contextualizar o percurso deste músico, nomeadamente o facto ter sido citado, nos anos 70, numa das edições da enciclopédia do jazz de Leonard Feather e Ira Gitler. "O que é curioso é que nessa época ele nem era dos músicos de jazz mais importantes em Portugal", afirmou há minutos a JNPDI. "Foi tudo obra do Luís Villas-Boas".

Rui Cardoso foi membro do Hot Clube de Portugal, tocou em grupos que se apresentaram ao longo dos anos na cave da Praça da Alegria, foi músico de teatro - particularmnete de revista - e leccionou na escola. De acordo com Paulo Gil, "foi um músico muito próximo do jazz, mas que trabalhou também como arranjador com Jorge Palma e José Mário Branco".

raokyao.jpg
Rui Cardoso, Rão Kyao e Paulo Gil (1970)
Foto de Augusto Mayer

"Rui Cardoso (...) foi um dos saxofonistas mais requisitados como solista em orquestras e programas televisivos, dominando a família de saxofones e a flauta".

António Ferro

Todos os colegas, alunos e amadores de jazz estão desde já convidados para celebrar a vida e a música desta figura histórica do jazz em Portugal.

5 Comments:

At sexta set. 18, 08:50:00 da tarde 2009, Blogger bissaide said...

Fui apanhado completamente de surpresa pela notícia da morte de Rui Cardoso, que creio que não foi noticiada. Quando ocorreu?

Muitos parabéns pelo excelente blog e por todo o trabalho em prol do jazz português.

 
At sexta set. 18, 09:16:00 da tarde 2009, Blogger JMS said...

Ora viva,

Não tenh a informação exacta, mas tanto quanto sei o Rui Cardoso terá falecido em Agosto passado.

Obrigado pelas suas amáveis palavras sobre o blogue.

Abraço!

 
At sábado set. 19, 08:31:00 da manhã 2009, Blogger bissaide said...

Pois, não fazia qualquer ideia desta triste notícia para o jazz e para a música portuguesa em geral.

Abraço
JCC

 
At terça fev. 02, 08:19:00 da tarde 2010, Blogger Unknown said...

O Rui Cardoso morreu a 13 de Junho de 2009. E, NÃO FOI POR ACASO QUE VEIO MENCIONADO NA DITA ENCICLOPÉDIA!!! PARA BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BASTA...

 
At terça fev. 02, 11:02:00 da tarde 2010, Blogger bissaide said...

E entretanto saiu há dias o 1º volume da "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", coordenada pela Prof. Salwa Castelo-Branco, e onde vem uma entrada sobre o Rui Cardoso. Justamente, de facto.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger