18 de setembro de 2009

100 Grandes Standards: "My Foolish Heart" (1)

JNPDI começa hoje a publicar uma série de posts que pretendem divulgar os 100 standards essenciais do American Songbook, designação que abrange a música produzida entre os anos 20 e 60 pelos compositores da célebre Tin Pan Alley e também os grandes êxitos das peças da Broadway e dos filmes musicais de Hollywood destas cinco décadas.

Inauguramos a série com "My Foolish Heart", uma balada composta por Victor Young e Ned Washington para o filme homónimo de 1949.

Ouçamo-lo em diferentes contextos, a começar pelo instrumental pois foi no piano de Bill Evans que este tema encontrou, porventura, a sua mais lírica e envolvente expressão, sobretudo nas célebres gravações que, no início dos anos 60, realizou com o seu trio no clube Village Vanguard.



Outro pianista de excepção, Gene Harris, interpretava assim este tema...



No saxofone-barítono de Nick Brignola soa assim:



E quando George Coleman e Ahmad Jamal se encontram, este é o resultado:



Nada, porém, como ouvir os standards cantados. Neste caso, vamos pedir "ajuda" às vozes de Carol Sloane e Kurt Elling.





The night is like a lovely tune
Beware my foolish heart
How white the ever constant moon
Take care my foolish heart

There's a line between love and fascination
That's hard to see on an evening such as this
But they both give the very same sensation
When you're lost in the magic of a kiss

Your lips are much too close to mine
Beware my foolish heart
But should our eager lips combine
Then let the fire start

For this time it isn't fascination
Or a dream that will fade and fall apart
It's love
This time it's love
My foolish heart

It's love
This time it's love
My foolish heart


Site Meter Powered by Blogger