23 de outubro de 2007

John Coltrane em Newport

rgKTL._AA240_.jpg

Foi recentemente editado em Portugal um registo que merece que lhe dediquemos aqui algumas linhas. Referimo-nos a My favorite things: Coltrane at Newport, CD que compila as actuações de John Coltrane e o seu quarteto no festival de Jazz de Newport em duas edições distintas: 1963 e 1965.

Este CD apresenta pela primeira vez estas gravações num formato único, o que faz com que chegue quase aos 80 minutos de duração

No concerto de 1963 John Coltrane é acompanhado por Jimmy Garrison (contrabaixo), McCoy Tyner (piano) e Roy Haynes (bateria, em substituição de Elvin Jones, supostamente a recuperar da dependência de estupefacientes) e os três temas que o quarteto interpreta são igualmente notáveis. Em "I want to talk about you" (da autoria de Billy Eckstine) Coltrane atinge uma sonoridade e profundidade que os ouvintes terão dificuldade em esquecer e que é fantasticamente pontuada pela secção rítmica. Deveras impressionante. Segue-se "My favorite things", numa versão que é considerada uma das melhores interpretações, em disco, por este gigante do Jazz. O concerto termina com "Impressions", um bem conhecido original de Coltrane.

Em 1965 Coltrane já pôde contar com Elvin Jones e apresenta-se assim com o quarteto original. Este registo apanha o saxofonista entre dois discos cruciais: A Love Supreme (gravado em 1964) e Ascension (gravado escassos dias antes da actuação em Newport). O espectáculo, limitado por constrangimentos de tempo a apenas 30 minutos, permitiu a Coltrane explorar somente dois temas: "One Up, One Down" e "My Favorite Things". Vale a pena ouvir a versão deste último tema e compará-la com a de 1963, percebendo-se as modificações introduzidas por Coltrane e pela presença de um baterista diferente (Elvin Jones por oposição a Roy Haynes).

Ainda a propósito de "My favorite things" a minha interpretação favorita por Coltrane é a que seguidamente apresentamos em vídeo, gravada em 1961, na Alemanha, num programa televisivo.


Site Meter Powered by Blogger