
Ahmad Jamal (nascido Frederick Russell Jones) toca no Centro Cultural de Belém no próximo dia 13 de Novembro e JNPDI! aproveita a oportunidade para divulgar aqui alguns vídeos deste pianista notável que Miles Davis não hesitou em apontar como uma das suas influências, sobretudo pela forma como este geria o silêncio na música, incitando mesmo Red Garland (pianista que acompanhou o mago do trompete nos anos 50) a imitá-lo.
Ahmad Jamal Trio - "Darn That Dream" (1959)
"O principal contributo de Ahmad Jamal para a história do jazz é a sua abordagem inovadora em pequenas formações, com relevo para a formação em trio."
Adler & deChocquueuse, Passeport pour le Jazz
Ahmad Jamal nasceu em Pittsburgh, em 1930. O seu estilo pianístico começou a ser notado logo após a formação do seu primeiro trio, em 1951, muito em particular devido ao grande sucesso alcançado com os arranjos da canção popular "Billy Boy".
A partir de 1956, Ahmad Jamal decide-se pelo trio de piano, contrabaixo e bateria (introduzindo a bateria em vez da guitarra). Miles Davis apaixona-se de imediato não só pela música, como pela forma como ele trata o piano, contribuindo para a ainda maior credibilidade do pianista.
Herdeiro da tradição pianística criada por Nat King Cole, Ahmad Jamal soube desenvolver um estilo muito peculiar: da riqueza harmónica da mão esquerda a servir de base, à excelente improvisação da mão direita, tendo sempre presente a subtil utilização do espaço e do silêncio, Ahmad Jamal é hoje considerado um dos pianistas históricos do jazz moderno.
Texto biográfico: CCB.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home