9 de maio de 2007

As terças do Dr. Jazz no Hot Clube

DSCN4327.jpg

Já aqui nos referimos a essa verdadeira instituição de ensino e partilha que são as terças-feiras de Jazz no Hot Clube de Portugal, onde António José de Barros Veloso (mais conhecido por TóZé Veloso e Dr. Jazz) vem desde há alguns anos liderando e animando jam-sessions com músicos e estudantes de Jazz.

Ontem à noite passámos por lá - e é sempre bom passar por lá para sentir o Jazz feito ao vivo, sem ensaios - e testemunhámos mais uma vez as já célebres e concorridas jam-sessions.

DSCN4187.jpg

Entre os músicos em palco com o Dr. Jazz destaque para o guitarrista Afonso Pais, um dos mais talentosos de uma verdadeira geração de ouro de guitarristas portugueses de jazz, onde se incluem Bruno Santos, Nuno Ferreira ou André Fernandes (correndo o sério risco de deixar alguns de fora, o que fica somente a dever-se a momentâneo lapso de memória que o adiantado da hora explica).

DSCN4295.jpg

E por falar em Bruno Santos, eis que também ele entra em cena, rendendo Afonso Pais. Ninguém quer monopolizar o estreito palco do Hot Clube e sem necessidade de palavras os músicos comunicam e vão passando testemunho. É caso para perguntar por que razão noutros meios que não o dos músicos as coisas no mundo do jazz não decorrem com tanta fluidez... Ainda e sempre as capelinhas, os egos, as quintas, rodeados de um alto e armadilhado arame farpado, onde até o Jazz tem por vezes dificuldade em entrar. Dificuldades de cobertura pelos media? Que tal desminar o terreno antes?

Mas aproveitemos esta oportunidade para ilustrar como funciona uma jam-session.

DSCN4158.jpg

TóZé Veloso e o contrabaixista (cujo nome desconhecemos, facto pelo qual desde já pedimos desculpa ao próprio) já estavam em palco. Juntam-se-lhes agora Bruno Santos e Diogo Moreira, este na bateria.

DSCN4160.jpg

O primeiro passo é decidir o que tocar e convém que seja um tema que todos saibam... Alguém sugere "Body and Soul", mas a canção em causa não reúne o consenso. Eis que o Dr. Jazz expõe no piano o "Beatrice", também ele rejeitado.

DSCN4276.jpg

Bruno Santos dedilha uma melodia na guitarra e o Dr. Jazz, reconhecendo-a, pergunta: "Fazemos o «Tenderly»?

DSCN4328.jpg

Mas nnguém se mostra interessado nessa balada imortalizada por Sarah Vaughan (que em tão más condições sonoras a interpretou no Cascais Jazz de 1973). O Dr. Jazz sugere então "Just squeeze me", mas eis surge um problema: o contrabaixista não sabe a harmonia de cor e o real book (o livro que contém as pautas de dezenas e dezenas de standards e que por isso é uma verdadeira bíblia de alguns músicos de jazz, sobretudo em jam-sessions) que possui ignora-a por completo. O Dr. Jazz, porém, não "acredita" que um tema destes não esteja contemplado e, dizendo em tom de brincadeira que o livro está "falsificado", vai procurando em vão a dita canção. Na verdade nem "Just squeeze me" nem sequer "Just friends". Com livros destes quem precisa de inimigos?

DSCN4271.jpg

Finalmente gera-se o consenso e o quarteto arranca.

Eis, em suma, os bastidores de uma jam-session, que mais não é do que uma dupla oportunidade: músicos a conviverem com músicos, livres do stress do palco em concerto; músicos a aprenderem uns com os outros e a ganhar rodagem.

9 Comments:

At quarta mai. 09, 08:52:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

"É caso para perguntar por que razão noutros meios que não o dos músicos as coisas no mundo do jazz não decorrem com tanta fluidez... Ainda e sempre as capelinhas, os egos, as quintas, rodeados de um alto e armadilhado arame farpado, onde até o Jazz tem por vezes dificuldade em entrar. Dificuldades de cobertura pelos media? Que tal desminar o terreno antes?"
A melhor maneira é ignorar que essas situações existem estando você próprio caladinho.
Tem tanto para escrever sobre a música (que aliás quase nunca o faz, só fala do social ) que não deve perder tempo a defender a sua própria quinta (Quinta Mendonça) e a atirar achas para a fogueira.
Teresa Guilherme

 
At quarta mai. 09, 10:16:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

obrigado!

 
At quarta mai. 09, 05:47:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Afirmação inacreditável para quem diz gostar de jazz... Como é possível dizer tamanha barbaridade?
Estou convencido de que se vivesse no tempo do Charlie Parker diria mal da sua música...

 
At quinta mai. 10, 09:58:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

obrigado por este artigo!

tudo de bom para si!

 
At quinta mai. 10, 10:16:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

"eu vou ser como a toupeira!!!...Fura ,Fura"

 
At sexta mai. 11, 08:23:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

comments desnecessarios... nao ha qualquer maldade na afirmaçao

 
At sexta mai. 11, 09:29:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

...

 
At sexta mai. 11, 10:17:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Viva PORTUGAL! viva o sol! DEUS está na musica!!!...

 
At sábado mai. 12, 02:27:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

...fiquem em paz,que eu também! não vos chateio(nem em concertos nem em mais nada),façam o mesmo.Estou a mudar a minha vida.Nunca pararei de tocar.Quanto ao exagero...todos nós exagerámos!!!!é a ultima vez que por aqui passo.obrigado.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger