15 de abril de 2007

Bessie Smith, Imperatriz dos Blues

Completa-se hoje mais um aniversário sobre o nascimento de Bessie Smith, cantora que é considerada até ao presente como a "Imperatriz dos Blues".

Esta verdadeira força da natureza nasceu a 15 de Abril de 1894 e aprendeu a arte dos blues a cantar ao lado de Ma Rainey. Em 1923 chegou a Nova Iorque, onde foi vista e ouvida ao vivo por António Ferro (esse mesmo, o do Secretariado de Propaganda Nacional). Aí gravou o seu primeiro disco, para a Columbia, com um tema que a haveria de tornar famosa: "Downhearted Blues".

No final dos anos 20 os EUA viviam a grande depressão e os blues encontravam-se também em queda e a perder popularidade. Com 35 anos, Smith protagoniza o filme St. Louis Blues (o único registo audiovisual seu), estreado em 1929. É precisamente esse filme, realizado por Dudley Murphy, que hoje aqui apresentamos.



Dois anos depois, a Columbia dispensava-a, embora Bessie ainda viesse a gravar em 1933 e continuasse a actuar. O seu regresso em força estava previsto para acontecer mediante um concerto no Carnegie Hall, o que não viria a suceder pois morreria num acidente no Estado do Mississipi, ao ser-lhe negada (assim reza a lenda) assistência médica devido à cor da sua pele...


Site Meter Powered by Blogger