21 de março de 2006

Um disco para duas gerações

B0009A1BXG.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

Já aqui revelámos em primeira mão a vida a Portugal de Paul Anka, que estará no Casino Estoril a 5 de Maio.

Paul Anka vem acompanhado de orquestra e preparado para interpretar o repertório do seu mais recente CD: Rock Swings.

Vamos, pois, ver do que trata este disco.

Basicamente é um disco com muito (muito mesmo) swing, desde o primeiro ao último tema, com reminiscências de um approach à Sinatra.

Mas o mais original é o facto de Paul Anka ter recorrido a um repertório constituído por grandes êxitos do rock/pop dos anos 80/90. É assim que aqui encontramos canções como "It's my life" (Bon Jovi), "Jump" (Van Halen), "Smells like Teen Spirit" (Nirvana) e "Wonderwall" (Oasis).

Paul Anka justifica muito simplesmente a escolha deste repertório, palavras que para nós fazem todo o sentido: "These songs are the standards of tomorrow for a large demographic of people".

Na verdade, este é um disco para pelo menos duas gerações. A que cresceu com o jazz e o swing e a que evoluíu com o rock. Por outras palavras, pode ser uma excelente porta de entrada da geração rock no universo do jazz, assim como também pode eliminar certa desconfiaça da geração jazz relativamente à qualidade de certos temas ro rock e da pop.

De todo o disco, impressionam sobretudo temas como "Eye of the tiger", "Black hole sun" (Soundgarden), "Hello" (Lionel Richie) e "Tears in Heaven" (Eric Clapton), onde Paul Anka se exprime melhor e consegue realmente trazer nova vida aos velhos standards do rock/pop.

É um disco absolutamente recomendável, disso não tenho qualquer dúvida, e que se ouve e ouve e ouve logo após a primeira audição. Nunca swing e rock casaram, porventura, tão bem.

Só é pena que este CD tenha passado ao lado das rádios portuguesas, pois estamos certos de que não deixaria de ter impacto, tal como tenho avaliado por vários amigos que nunca tendo ouvido swing aderiram de imediato a este registo...

Temas:

1. It's My Life
2. True
3. Eye Of The Tiger
4. Everybody Hurts
5. Wonderwall
6. Blackhole Sun
7. It's A Sin
8. Jump
9. Smells Like Teen Spirit
10. Hello
11. Eyes Without A Face
12. Lovecats
13. The Way You Make Me Feel
14. Tears In Heaven

2 Comments:

At quarta mar. 22, 03:54:00 da tarde 2006, Anonymous Anónimo said...

Vários dias sem acesso à internet e agora a surpresa de algumas boas notícias. Estou curiosa quanto ao novo disco de Paul Anka e também lamento que a rádio não seja suficientemente eclética para nos dar a ouvir mais variedade de temas musicais. Tocam sempre as mesmas músicas cedendo com certeza às pressões das editoras. O problema é sempre o mesmo, os maiores abafam os mais pequenos e a qualidade nem sequer é posta em questão. Só quem gosta muito de música, alerta sempre que pode, para o que vale a pena ouvir. Por isso caro João, obrigada pelas suas dicas.

 
At sexta mar. 24, 05:18:00 da tarde 2006, Blogger JMS said...

Cara Maria,

Creio que os blogs podem ser justamente uma opção às rádios e às suas estreitas playlists.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger