4 de março de 2006

Memórias de uma pessoa inteira

Soube hoje do desaparecimento de Fernando Tavares Rodrigues, falecido em Lisboa na passada quarta-feira, cinco dias antes de completar 52 anos.

Escritor, jornalista e docente universitário, foi nesta última qualidade que o conheci, era eu um jovem aluno do curso de comunicação e relações públicas empresariais.

Há professores que de alguma forma nos marcam e Tavares Rodrigues foi um deles. Tinha do ensino e da vida uma concepção distinta e lembro-me de o ouvir dizer que se fosse a conduzir e lhe viesse à mente a ideia para um poema isso era mais importante do que o resto e se preciso fosse parava o automóvel e escrevia... E se por acaso danificasse o carro, isso era menos preocupante do que ter perdido a ideia em genese.

Como professor, dizia-nos por vezes que mais importante nas nossas vidas do que o professor, que rapidamente esqueceríamos, e a universidade (que era apenas uma passagem, uma ponte entre tantas outras que se seguiriam), eram as pessoas com quem nos cruzávamos e que nos traziam mensagens com significado. "Pode ser o polícia, a pessoa que atravessa a rua...", afirmava ele. Na altura confesso que não me apercebi do alcance real de tal mensagem, mas por alguma razão a retive e quando por várias vezes ao longo da vida conheço alguém que realmente acrescenta algo à minha existência não consigo deixar de o recordar. Como professor que tivesse sido, igual a tantos outros, provavelmente já estaria mais do que esquecido. Nesta mesma linha de pensamento, nas suas aulas a preocupação era trazer sentido, informação relevante, mesmo que não constasse dos manuais ou dos programas. Ele recusava-se a ser o professor clássico que debita conteúdos e estimulava-nos sobretudo a sentir a vida.

Orgulho-me de ter tido o meu primeiro livro prefaciado por ele (livro que resultou da minha tese de licenciatura, por ele orientada) e não resisto a deixar aqui uma passagem da sua lavra:

imprensaempresarial.jpg

"É para mim motivo de orgulho que alguém a quem procurei transmitir alguns conhecimentos e ajudar a pensar tenha adquirido tão depressa a maturidade e a experiência que permitem dar à estampa esta obra. Obra cuja consulta aconselho vivamente a todos aqueles que já se interessam por estes assuntos e a todos os que, como eu, procuram todos os dias aprender para compreender melhor o mundo em que vivemos, para nele poder intervir de forma responsável e útil".

O livro (editado pelas Edições ASA em 1995) entretanto esgotou, mas as suas palavras ficaram e ainda hoje são lidas pelos alunos da mesma faculdade em que nos cruzámos, onde hoje desempenho as funções que outrora foram suas e sigo os mesmos princípios que me tocaram, esperando com eles tocar de igual forma outras almas.

Da sua obra literária destacam-se títulos como "Memórias de Corpo Inteiro", "(Ur)gente", "(A)mar", "Concerto para Uma Voz", "Talvez Amanhã", "Depois do Amor" , "O Amor (Im)possível" e "XXI Sonetos de Amor".

Vários vultos da cultura nacional não deixaram de o recordar. Baptista Bastos considerou-o um "herdeiro natural da nossa rica tradição lírica" e Urbano Tavares Rodrigues via na sua obra poética "o eco de um mestre de gerações, um mago de poesia".


Site Meter Powered by Blogger