20 de outubro de 2005

Sobre Wayne Escoffery

web_clipp_build.clipp_get_image?xcode=1186346

Wayne Escoffery é inglês, daqueles de Londres. Mas a surpresa não vai muito longe, uma vez que, para não fugir à regra, Escoffery descobriu o jazz e formou-se musicalmente do outro lado do oceano, nos EUA, terra para onde ruma quem quer aprender isto do jazz. E para cumprir com a restante imagem predefinida e clássica do músico de jazz, Escoffery também é negro e também faz caretas daquelas de prazer e esforço, que qualquer fotógrafo deseja registar. Apenas dois detalhes parecem desafinar esta pauta: Escoffery não é barrigudo, antes tem um corpo trabalhado de modelo; e não entrou ainda nos "enta", pois que é um jovem de apenas 30 anos.

Escoffery pode andar por aí há pouco tempo, mas já se mostrou maduro. O saxofonista é dono de um vistoso currículo, de que fazem parte dois discos assinados por si, uma dezena de registos em que participou, um composto rol de colaborações, e uma bela lista de formações com que actua, sendo a principal a Mingus Big Band.

Três dos músicos que aqui se apresentam são responsáveis por Intuition (2004), o segundo disco de Escoffery, e aquele que definitivamente o apresentou à cena jazz internacional: Jeremy Pelt é o homem do trompete e Rick Germanson quem manipula o piano. O contrabaixista de serviço é Hans Glawischnig e sentado à bateria está Jason Brown.

Intuition granjeou a Escoffery bons elogios por parte da crítica norte-americana. Dele se disse ter um domínio exemplar do saxofone, robusto em todos os registos, e ser capaz de deslumbrar. Coltrane é uma das suas grandes influências. Mas não se perca de vista o trompete de Jeremy Pelt.

Igualmente jovem, desde que começou a gravar, como sideman, em 2001, Pelt não mais parou e já soma mais detrinta discos, quatro com o seu cunho - Identity tem selo de 2005. O registo Close to My Heart (2003), interpretação de temas alheios, valeu-lhe o epíteto de "estrela emergente" pela crítica nova-iorquina, e nas páginas do Wall Street Journal comentou-se que Pelt teria "big hears", gíria para designar um músico talentoso. Este trompetista toca habitualmente com Lewis Nash e pode ainda ser visto na Cannonball Adderley Legacy Band. É de ficar atento.

O pianista Rick Germanson, Talento do Ano 2004 pela All About Jazz, é igualmente um dos nomes que correm pela cidade que nunca dorme. Actualmente trabalha com a cantora Carla Cook, é membro da já referida banda de tributo ao histórico do saxofone-alto, e é ainda professor de piano na Universidade de Nova Iorque. Inventivo, melódico, capaz de solos fortes, Germanson também tem discos, dois, escritos por si. São precisos melhores argumentos?

www.escofferymusic.com

Discografia selectiva de Wayne Escoffery

2004 Intuition, Nagel Heyer 2038
2001 Times Change, Nagel Heyer 2015

[Fonte: Seixal Jazz]


Site Meter Powered by Blogger