Tudo sobre os Blues
Sai em breve, nos EUA, uma enciclopédia sobre os Blues, obra importante.
A autora, Debra DeSalvo, editora da "Blues Revue" e colunista da "Rolling Stone Online", efectua assim uma viagem às origens deste género musical, base do jazz e do rock, e explica alguns dos termos empregues nas suas letras, como "alcorub", "mojo" e "killing floor".
Em Portugal não só continua a escrever-se pouco sobre música, como não se traduz quase nada. O mercado é pequeno... pois é, mas em Espanha o mercado também é menor do que nos EUA e são milhares os livros traduzidos. Talvez também por isso o idioma castelhano tenha o fado que tem, bem diferente do nosso.
2 Comments:
Para os best-sellers com 2 meses de êxito, no máximo, já o mercado é enorme...
O problema principal, acho eu, é a pouquíssima importância da música na formação das pessoas. Não gosto de quem atira tudo para cima da "escola", mas aqui "a escola" é realmente decisiva (e da pior maneira, claro).
Concordo, caro Gustavo.
Mas a culpa é também das políticas culturais que continuam a privilegiar a oferta em detrimento de investir na procura, i.e., na formação musical dos jovens e os não jovens.
Fez-se o CCB, sim senhor é uma boa sala, mas quanto se investiu proporcionalmente na formação de público para alimentar o espaço criado?
Enviar um comentário
<< Home