Dizzy for President!
Com as eleições presidenciais na ordem do dia em Portugal, JNPDI! relembra aqui a candidatura de Dizzy Gillespie a Presidente dos EUA...
O famoso trompetista anunciou a sua candidatura corria o ano de 1964, depois de ter lançado um ano antes o disco Dizzy for President.
Inicialmente em jeito de brincadeira, Gillespie acabou mesmo por lançar-se na corrida à Casa Branca, tendo feito campanha contra dois adversários de peso: Lyndon Johnson e Barry Goldwater. Que se saiba foi o único músico de jazz a realizar tal proeza, agora mais própria dos bilionários do Texas...
Na verdade, Dizzy não teria pensado no assunto seriamente até ser surpreendido por um conjunto considerável de pessoas a desfilar em Washington, na célebre marcha pelos direitos cívicos de 1963, com crachats "Dizzy for President" ao peito.
Entre as promessas de Gillespie encontravam-se:
- Terminar a participação dos EUA na Guerra do Vietnam;
- Colocar afro-americanos no espaço;
- Alterar a designação da residência oficial do Presidente dos EUA: de White House para Blues House;
- Nomear Miles Davis para presidente da CIA;
- Nomear Max Roach para Secretário da Defesa;
- Nomear Duke Ellington para Secretário de Estado.
Naturalmente, Gillespie acabou por desistir, mas o humor que introduziu na campanha perdurou até aos dias de hoje e pensa-se que poderá ter tido algum efeito positivo na afirmação da comunidade afro-americana.
E se fosse em Portugal, quem se candidataria?
Já houve um músico, não de jazz, que se candidatou... O candidato Vieira.
JNPDI! acha que Filipe Melo era a pessoa ideal para tal desiderato, tendo em conta o seu envolvimento na campanha do referido músico e o seu bom humor.
:)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home