25 de setembro de 2005

Toots Thielemans no CCB e na Casa da Música

new3_tall.jpg

Toots Thielemans, aliás, Jean Toots Thielemans, o mestre da harmónica no jazz, actua no Centro Cultural de Belém no próximo dia 22 de Outubro e na Casa da Música, Porto (24).

Acompanham-no Karel Boehlee (teclados), Hein Van de Geyn (contrabaixo) e Dré Pallemaerts (bateria).

Esta já não é a primeira vez que Toots pisa palcos portugueses, ele que passou pelo Cascais Jazz, Amadora e Aula Magna.

Texto promocional:

Jean Toots Thielemans nasceu em 1922 na Bélgica. Músico raro, escolheu como instrumentos a guitarra, o acordeão e, especialmente, a harmónica. Este instrumento elevou-o à categoria de solista no jazz.

A sua sonoridade viva e cheia de swing foi inspirada inicialmente no seu compatriota Django Reinhardt, o seu primeiro ídolo.

Tocou com Charlie Parker, sua influência inicial, e também com Ella Fitzgerald, Benny Goodman, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, George Shearing, Bill Evans, Kenny Werner, Quincy Jones, Jaco Pastorius, Natalie Cole, Pat Metheny, Paulo Simon, Billy Joel, entre muitos outros.

No Brasil gravou com os maiores nomes da música, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento,

Djavan, Ivan Lins, Edu Lobo, Oscar Castro?Neves, Dory Caymmi, Ricardo Silveira, Luís Bonfá, e Eliane Elias.

Toots Thielemans conta com uma longa carreira no mundo do jazz e hoje com 83 anos continua a fazer arrepiar plateias em todo o mundo.


Site Meter Powered by Blogger