4 de junho de 2005

Ainda estão quentinhos...

1345984.gif

A FNAC do Chiado acaba de colocar à venda alguns exemplares da autobiografia de Miles Davis, editada em Setembro de 1990, precisamente um antes do Mago do Trompete partir.

Cá em casa já há 15 anos que é livro de referência. Aqui Miles Davis conta muito da sua vida, mas também do que pensava de outros músicos de jazz, o que é muito útil vindo de quem vem.

Versão em português não há, pois claro...

Para quem esteve hoje no Roteiro do Jazz da Lisboa dos Anos 20/40 este é o disco de Miles a comprar, «Kind of Blue», que é simultaneamente um dos ex-libris do jazz:

B000002ADT.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

O pianista de serviço neste registo (exceptuando num tema) é o genial Bill Evans, o tal que tocou no Teatro S. Carlos, no Verão Quente de 1975, e que queria saber o que significava a palavra R-E-V-O-L-U-Ç-Ã-O (como ele pronunciava) escrita nas paredes.

Já agora, aqui fica uma fotografia do primeiro concerto de Miles Davis em Portugal, no Cascais Jazz de 1971, no Pavilhão do Dramático. Curvado como uma cascata, como aqui o descreveu o fadista João Braga, Miles trazia já o vírus dos sons eléctricos e de jazz noves fora nada, porém o que se ouviu soava bem e era bom na mesma.

Miles71.bmp


Site Meter Powered by Blogger