Estão à venda artefactos do clube 5 Spot
Estão à venda alguns dos artefactos que fizeram parte da decoração do mítico clube 5 Spot, tornado famoso por aí se encontrarem para tocar músicos como Thelonious Monk, Sonny Rollins, Charlie Parker ou Charles Mingus.
Mas, além dos jazzmen também outros artistas frequentaram este espaço e contribuiram com as suas obras para o embelezar, entre os quais se contam Willem De Kooning, Mark Rothko, Jackson Pollock, Franz Klein e Paul Jenkins among. Conta-se, aliás, que o dono do 5 Spot, Joe Termini, aceitava muitas vezes obras artísticas como meio de pagamento das despesas efectuadas por estes.
Ora sucede que agora a filha de Termini decidiu vender alguns destes trabalhos para angariar fundos para o tratamento da sua mãe. Estes artefactos estão consultáveis em www.5spotartifacts.com e incluem obras de Rudolf Abel, Bob Thompson, Bob Boles, Colonia e Howard Kamont, para além de uma carta de Jack Kerouac e outros documentos da vida quotidiana do clube.
Um dos artistas que se inspirou no 5 Spot foi Kevin Neireiter, autor deste magnífico quadro a óleo:
O 5 Spot localizava-se na 3.ª Avenida, em Manhattan e aí tocaram e gravaram discos alguns dos mais conceituados músicos de jazz:
A própria banda desenhada fez eco do 5 spot nas suas páginas:
[Jacques de LOUSTAL & Philippe PARINGAUX: "Barney et la note bleue", Club de jazz à New York, vers 1960 (Casterman, 1987) (Five spot)]
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home