3 de abril de 2005

3.ª Festa do Jazz do São Luiz

Dscn0237.jpg

Começou ontem, Sábado, a 3.ª Festa do Jazz do São Luiz, cujo objectivo principal é dar a conhecer o trabalho desenvolvido por uma boa parte das Escolas de Música que, de norte a sul do país, se dedicam ao ensino desta expressão musical. Esta mostra é feita através da apresentação ao vivo de Combos de alunos, sugeridos pelas respectivas escolas.

JNPDI! está a acompanhar este evento de perto e aqui deixa nota dos principais acontecimentos, recorrendo a uma reportagem fotográfica.

Como já é hábito, o evento inciou-se com actuação dos combos das escolas a concurso, os quais foram acompanhados de perto por um júri composto por três especialistas convidados: Rui Neves, António José Barros Veloso e Manuel Jorge Veloso (por esta ordem na foto).

Dscn0226.jpg

As cinco bandas a concurso actuaram no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz...

Dscn0001.jpg

... e o primeiro combo a pisar o palco foi o da Escola JB Jazz - Lisboa , orientado pelos professores Filipe Melo e José Soares e composto por Marta Mira (voz), Fernando Ferreira (trompete), Telmo Campos (sax tenor), Daniel Lima (piano), Herlander Medinas (contrabaixo e baixo) e Vitor Alexandre Alves (bateria).

Dscn0222.jpg

Seguiu-se o combo enviado pela Escola de Jazz de Torres Vedras, um septeto orientado por José Menezes e composto por
Pedro Ferreira (trompete), Ricardo Branco (saxofone), Fernando Simões (trombone), Paulo Duarte (guitarra), Carlos Garcia (piano), Gaspar Mendes (contrabaixo) e David Canhoto (bateria).

Dscn0224.jpg

Do Funchal, do Conservatório Escola das Artes, chegou um quinteto orientado por Humberto Fournier, com Rafael Andrade (trompete), Avelino Sousa (sax tenor), David Fournier (guitarra), Ricardo Dias (contrabaixo) e Jorge Maggione (bateria).

Dscn0238.jpg

Em representação da Escola de Jazz Luiz Villas Boas (Hot Clube de Portugal), actuou, orientado por Afonso Pais, um quinteto composto por Moisés Fernandes (trompete), Daniel Vieira (sax tenor), Filipe Rocha (contrabaixo) e João Rijo (bateria).

Dscn0264.jpg

A fechar a sessão subiu ao palco o combo da Escola de Música da C.M. da Nazaré, orientado por Adelino Mota e constituido por Mónica Duarte (voz), João Capinha (sax alto), André Duarte (sax tenor), Gonçalo Justino (guitarra), Tiago Lopes (baixo) e Bruno Monteiro (bateria).

Dscn0285.jpg

Entretanto, no Tatro Estúdio Mário Viegas, decorriam master classes com Perico Sambeat (foto) e Marc Miralta.

Dscn00012.jpg

No Café dos Teatros tiveram lugar três actuações por parte do guitarrista André Matos (com um excelente e belo som) e o contrabaixista Demian Cabaud.

Dscn0274.jpg

Às 19h00 actuou a Reunion Jazz Big Band, um projecto dirigido por Claus Nymark e que começou por ser um encontro de músicos às quartas-feiras para tocar a música de que mais gostavam. Depois, foi evoluindo e transformou-se numa espécie de espaço das Big Bands, onde coexistem profissionais consagrados, jovens músicos em fase de afirmação e estudantes. Estes músicos divertem-se a tocar e conseguem divertir quem assiste aos concertos. Tocam preferencialmente temas conhecidos com arranjos originais de membros da orquestra.

A noite desceu sobre Lisboa e o São Luiz...

Dscn0373.jpg

... e aconteceu o momento alto deste primeiro dia, com a actuação de Maria João e Mário Laginha que, acompanhados por Mário Delgado (guitarra), Yuri Daniel (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), arrancaram demorados aplausos da plateia esgotada do S. Luiz.

Dscn0353.jpg

"Olha / Será que é de louça / Será que é de éter"

Dscn0351.jpg

À saída era visível que Maria João e Mário Laginha tinham tido casa cheia no São Luiz:

Dscn0370.jpg

Infelimente já não pudemos assistir à actuação do Ensemble Festa do Jazz, composto por Nuno Ferreira (guitarra), João Moreira (trompete), Perico Sambeat (sax alto), Carlos Martins (sax tenor),
Jesse Chandler (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e Marc Miralta (bateria).

À semelhança do que aconteceu na edição anterior da Festa, o Ensemble é um grupo criado propositadamente para este concerto. Reúne sete excelentes músicos e resulta de um convite/encomenda feito a 6 compositores Portugueses ou residentes, para escreverem peças que serão apresentadas pela primeira vez nesta edição da Festa do Jazz.

Não assistimos igualmente à actuação do Sexteto da ESMAE, o vencedor do concurso que elegeu na edição anterior da Festa do Jazz, o melhor Combo e melhor Solista dos grupos de estudantes apresentados pelas escolas.

E hoje há mais!


Site Meter Powered by Blogger