1 de abril de 2005

Nova editora de jazz em Portugal

Ao que JNPDI! apurou está já em fase de arranque uma nova editora portuguesa especializada no jazz e na world music, a DUJAZZ.

O projecto partiu de um conjunto de figuras ligadas à produção do jazz e conta com o apoio de entidades oficiais, tendo as instalações sido cedidas por uma câmara municipal da região da grande Lisboa.

Para conceder maior visibilidade a este projecto, a nova editora tem em fase de concretização a troca de participações no capital social de uma rádio regional, podendo assim promover melhor os seus artistas.

Pelo que JNPDI! conseguiu saber a DUJAZZ pretende sobretudo gravar músicos portugueses (estando já a ser feitos contactos com os mais mediáticos), muito embora esteja também em contactos para gravar jazzmen internacionais. Uma fonte da editora, que preferiu manter o anonimato, explica a estratégia da DUJAZZ, afirmado que «Uma vez que as grandes multinacionais estão a desinvestir no jazz, os músicos começam a ter dificuldade em encontrar editoras e a DUJAZZ quer acolher os seus projectos e divulgá-los. Neste momento coloca-se a hipótese de uma dessas multinacionais celebrar connosco um contrato de cedência dos artistas mais jovens, o que será sem dúvida excepcional e só é possível com o apoio que temos do ICEP e da API».

Por outro lado, a DUJAZZ pretende editar os grandes concertos de jazz que se realizaram em Portugal nas décadas de 80 e 90, a partir de gravações de JNPDI! Entre estes contam-se, nomeadamente,:

John Abercrombie no Palácio Fronteira

abercrombiefronteira.bmp

Dave Liebman no Palácio Fronteira

liebmanfronteira.bmp

Lee Konitz no Hot Club

konitzhot.bmp

A estratégia de marketing desta editora passa ainda pela organização de um festival anual dos artistas DUJAZZ, nacionais e internacionais e pela abertura de uma loja numa grande superfície, com espaço para concertos e restauração. A DUJAZZ pretende ainda apostar na edição de livros sobre música, particularmente de autores portugueses, assim como na importação de obras para a aprendizagem musical.

Mas a boa nova para os amantes do jazz é que esta editora parece ter encontrado uma foma de contornar os 19% de IVA cobrados em Portugal, vendendo através da Internet a partir da Holanda.

Parece, pois, que o jazz é que está a dar em Portugal!


Site Meter Powered by Blogger