4 de março de 2005

Quinteto de Chano Domínguez na Culturgest

10p.jpg

Chano Domínguez e o seu quinteto actua na Culturgest já no próximo dia 18 de Março, às 21h30. Com o pianista de Cádis vêm Mario Rossy (contrabaixo), Marc Miralta (bateria), Blas Cordoba ?Keíjo? (canto e palmas) e Tomás Moreno ?Tomasito? (baile e palmas).

Chano Domínguez nasceu em Cádis, em 29 de Março de 1960, e o seu primeiro contacto com a música, pela mão de seu pai, foi o flamenco. Aos 8 anos ofereceu-lhe o seu primeiro instrumento, uma guitarra flamenca com a qual começou a tocar, de ouvido, as melodias que ouvia em casa. Com 18 anos forma o seu primeiro grupo, Cai, de rock andaluz, onde tocava teclados, gravando três discos para a editora CBS.

Atraído pelo jazz, em 1981 integra, como teclista, a banda Hiscadix, uma formação mítica de jazz espanhol onde ganha uma sólida reputação como músico, vários prémios e presenças em Festivais. Gravou numerosos discos a solo, com grupos que lidera ou acompanhando cantores como Martirio, Ana Belén ou Marta Valdez, e desenvolveu uma carreira vertiginosa que o tem levado a muitos países e a prestigiados Festivais. É considerado um dos maiores expoentes do Jazz Flamenco.

Este concerto é baseado no seu disco Oye cómo viene, editado em 2000 (a que corresponde o DVD Míra cómo viene), nomeado para os Grammy na categoria de Jazz Latino e aclamado pela crítica.

O concerto na Culturgest dura aproximadamente 1h30 e os bilhete custam 20 euros (até 30 anos: 5 euros).

Da discografia essencial de Domínguez importa destacar sobretudo »Hecho a Mano», editado em 2002:

B00006LI30.01._SCLZZZZZZZ_.jpg


Site Meter Powered by Blogger