14 de março de 2005

Das 7 às 9 há jazz no CCB

Jazz, blues e música improvisada passam pelo habitual ciclo de concertos do CBB, das 7 às 9, entre Abril e Maio.

- 1 ABRIL | 6ª FEIRA: TELECTU
Telectu, formado por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, apresenta um concerto de música improvisada, onde abordará certa improvisação idiomática e não idiomática. Telectu é o epítome de uma vanguarda, é em Portugal, o mais significativo exemplo da música pós-moderna, aventura poliartística, trajectória rizomática da obra aberta.

JORGE LIMA BARRETO teclas, percussão
VITOR RUA electrónica


- 3 MAIO | 3ª FEIRA: PEDRO PIRES E JOÃO BARBOSA

Apresentam temas do seu novo projecto original, bem como, interpretações acústicas de outros autores que definiram o seu percurso musical desde o blues ao jazz, passando pelo rock, pop e metal.


- 6 MAIO | 6ª FEIRA: TRIO PAULO GOMES

Piano, contrabaixo e bateria. Esta combinação de instrumentos, foi a preferida de músicos como Bud Powell, Oscar Peterson, Bill Evans, Keith Jarrett, Brad Mehldau e tantos outros. A influência de toda esta tradição, o diálogo e interacção dos três músicos, e a improvisação colectiva, são evidentes na audição deste trio. Desde há muito ligado à composição, Paulo Gomes tem aqui um excelente veículo para realizar algumas das suas mais recentes peças.

PAULO GOMES piano
HUGO CARVALHAIS contrabaixo
BRUNO PEDROSO bateria


- 16 MAIO | 2ª FEIRA: SOLO PARA PIANO E BANDA MAGNÉTICA COM JORGE LIMA BARRETO

Compositor, interprete (piano, polinstrumentismo acústico e electrónico) e musicólogo, Jorge Lima Barreto iniciou-se como autodidacta a praticar órgão de igreja e piano. Criou a Associação de Música Conceptual destinada a congregar compositores/interpretes como A. Pinho Vargas, Carlos Zíngaro e ouvintes com interesses musicais comuns e organizar concertos. Praticante sobretudo no piano, acústico e eléctrico, bateria e percussão, acompanhou o devir dos modelos de sintetizador, do analógico ao digital, e uma vasta panóplia de dispositivos electrónicos. Foi fundador da Anar Band e do duo Telectu.


- 19 MAIO | 5ª FEIRA: PURA MISTURA

O trabalho deste grupo de percussão está centrado numa vontade de levar ao público ritmos e inspirações de várias origens. Duma grande cumplicidade e de horizontes culturais diversos nasceu o desejo de criar uma obra em que tradição e inovação se conjugam com influências africanas, latino-americanas, jazz e outras. A maioria dos temas tocados são originais e a improvisação tem neles um papel importante.

ARMANDO PEREIRA percussão
PEDRO CASTELLO LOPES percussão e flautas
VITOR MARTINS percussão
JORGE OLIVEIRA percussão
VINCENT CORRÊA GUEDES flauta transversal (convidado)
JOSÉ PEDRO CEQUEIRA teclas (convidado)


Site Meter Powered by Blogger