A última residência terrena de Coltrane
«Jazz no País do Improviso!» leva hoje os seus leitores a visitar a última morada que o lendário saxofonista John Coltrane teve no planeta Terra.
Entre 1964 e 1967 (ano em que morreu), Coltrane viveu com a sua família numa casa situada em Dix Hills, a 30 milhas de Nova Iorque. Este foi o local de inspiração para algumas das suas mais célebres composições, incluindo «A Love Supreme», e para a gravacão de alguns dos seus discos, num pequeno estúdio situado na cave.
A entrada na propriedade fazia-se por um grande portão branco trabalhado e através de uma rua asfaltada ao fundo da qual costumava estar estacionado o Jaguar de Coltrane.
Aqui temos uma fotografia da entrada principal da casa
Entrando dentro de casa... encontrava-se então a sala de estar
Era nesta sala que se encontrava o piano, que é hoje propriedade de um particular residente em Miami. Repare-se no saxofone soprano de Coltrane, em cima do piano.
Na cave situava-se o estúdio, sendo que os intrumentos que aí estavam colocados ainda hoje são propriedade da família Coltrane.
Aqui temos uma fotografia da mulher de Coltrane, Alice, na sala de gravações do estúdio.
O famoso Jaguar de Coltrane ficava, claro, na garagem... embora o seu paradeiro seja actualmente desconhecido.
Todas estas fotografias são da autoria do fotógrafo japonês Akiyoshi Miyashita, realizada nos anos 60 para um artigo do "Swing Journal".
Infelizmente a casa está actualmente sob a ameaça do camartelo e o seu aspecto é bem diferente do que tinha quando era habitada pelos Coltrane. É este o cenário em 2004...
Mas, felizmente, por outro lado, Steve Fulgoni, historiador da Half Hollow Historical Association de Dix Hills, tem vindo a lutar para salvar a casa de Coltrane, reunindo fundos para a sua aquisição ao acutal proprietário por cerca de 1 milhão de USD. Para já a referida casa está em vias de ser considerado um marco histórico da comunidade, o que a colocará em princípio a salvo do camartelo...
Mais informação em: www.dixhills.com
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home