19 de maio de 2004

Goodbye Elvin Jones!

p00965l58b8.jpg

Elvin Jones, baterista que se notabilizou no Quarteto de John Coltrane (1960-1965), morreu terça-feira, dia 18 de Maio, em Nova Iorque, aos 76 anos de idade, na sequência de problemas cardíacos, deixando o mundo do jazz mais pobre.

Considerado um dos maiores bateristas de jazz de sempre, Elvin era o mais novo de uma notável irmandade de músicos do som da surpresa, a qual inclui os não menos prestigiados Hank Jones (piano) e Thad Jones (trompetista, arranjador e compositor).

A carreira do baterista teve início na cidade de Detroit, no princípio dos anos 50, mas viria a ganhar real importância e projecção com a mudança de Elvin Jones para Nova Iorque, em 1955. Na Big Apple, Jones trabalhou com Teddy Charles e o Trio de Bud Powell, gravando com Miles Davis e Sonny Rollins. Sucederam-se outras colaborações e parcerias importantes com músicos como J.J. Johnson (1956-57), Donald Byrd (1958), Tyreen Glenn e Harry "Sweets" Edison.

O grande impulso da sua carreira ocorreria, porém, a partir do momento em que Jones se cruzou com John Coltrane e combinou o seu swing e batida com a genialidade deste saxofonista. Juntamente com McCoy Tyner (paino) e Jimmy Garrison (contrabaixo), este quarteto produziu alguns dos melhores registos do jazz moderno, nomeadamente «Coltrane Plays the Blues», «Coltrane's Sound», «My Favorite Things», «Olé Coltrane», «Africa/Brass», «John Coltrane and Johnny Hartman», «Crescent» e, claro, «Love Supreme», «Impressions» e «Live At The Village Vanguard».

Depois de Coltrane, do qual Jones se separou quando este decidiu introduzir no grupo um segundo baterista (Rashied Ali), Elvin Jones acompanhou Duke Ellington numa tournée pela Europa, fundando posteriormente o seu próprio combo, baptizado nos anos 90 como Elvin Jones's Jazz Machine. Neste grupo, Jones contou com alguns dos mais notáveis sidemen, nomeadamente Frank Foster, Joe Farrell, George Coleman, Pepper Adams, Dave Liebman, Pat LaBarbera, Steve Grossman, Andrew White, Ravi Coltrane e Sonny Fortune, Nicholas Payton, Dollar Brand e Willie Pickens, Jan Hammer eRichard Davis, Jimmy Garrison, Wilbur Little e Gene Perla.

A carreira de Elvin Jones passou também por Portugal, tendo tocado em Cascais, em 1972, acompanhado de Dave Liebman e Steve Grossman, e em Lisboa, no Coliseu, já nos anos 90 (1992), num tributo a John Coltrane.


Site Meter Powered by Blogger