25 de abril de 2004

Furacão Cullum arrasou a FNAC!

Jchi03.jpg

É difícil descrever o que se passou hoje à noite, entre as 20h e as 21h, no Fórum FNAC Colombo.

Jamie Cullum, apesar da sua baixa estatura, é uma autêntica força da natureza e está neste momento num percurso que cruza o jazz com influências claramente rock. Só assim se explica todo o show-off em palco, aliás soberbamente realizado e onde nem faltou o cravo na ponta do piano. Cullum salta, corre, canta de pé em cima do banco do piano, tecla com os pés em «I Get a Kick Out of You», percute o piano e as suas cordas e ainda percorre o auditório a cantar sem microfone. Irreverências mais próprias do rock do que do jazz, mas que ajudam a refrescar um pouco os velhos standards.

Por outro lado, Cullum trouxe também alguns originais, nomeadamente «All at Sea», composto há um par de anos na sequência de um cruzeiro com escala em Lisboa e consequente passagem pela festa da cerveja realizada no Castelo de São Jorge.

No concerto, ficou ainda evidente a musicalidade de Cullum e os seus conhecimentos. O cantor comanda o seu trio com mestria e ele responde com o rigor de uma máquina bem oleada. Tudo resulta milimetricamente e ajuda ao espectáculo.

E se num balanço final, o jazz não é o elo mais forte, é também verdade que Cullum, tal como Krall, pode ajudar a ganhar novos adeptos para o som da surpresa, estando, como está, posicionado como cross-over.


Site Meter Powered by Blogger