10 de maio de 2010

SF Jazz constrói sede em San Francisco

sfjazz-center.jpg?w=
sfjazz-auditorium-enriched.jpg?w=

A estória que contamos hoje só podia acontecer nos EUA, terra de realização de sonhos. Graças a um donativo de 20 milhões de dólares recebido de um generoso anónimo, a associação SF Jazz - que tem como missão a difusão do jazz na zona da baía de São Francisco e está associada ao conceituado octecto SF Jazz Collective - vai construir uma casa de 35 000 metros quadrados na sua cidade natal.

Este espaço, concebido pelo arquitecto Mark Cavagnero, terá um auditório para 700 pessoas, estúdio de gravação, salas de ensaios e servirá como escola, suportando as actividades pedagógicas tradicionalmente desenvolvidas por esta associação junto de crianças e adultos. O edifício foi concebido de forma a abrir-se para as ruas envolventes, permitindo assim a comunicação com os transeuntes, o que é sem dúvida uma boa forma de convidar o público para o jazz.

Como não podia deixar de ser, os promotores do projecto estão a investir na sua certificação ambiental através da poupança energética e de uma concepção de raiz amiga do ambiente.

De acordo com Cavagnero, este é o primeiro edifício construído de raiz para o Jazz.

3 Comments:

At quinta mai 13, 12:58:00 da tarde 2010, Blogger Tiago M. D. Ferreira said...

É de facto magnífico. Como jovem consultor de engenharia especializado em Acústica de Edifícios e apaixonado por jazz, não posso deixar de confessar a minha inveja :) por não poder ter a oportunidade de participar num projecto destes! Mas continuo com esperança, claro, de não ter que sair de Portugal para que tal se concretize, pois começamos a ser muitos com vontade de mudar o status quo de uma forma positiva/construtiva.

Obrigado João por mais este excelente exemplo.

 
At quinta mai 13, 07:23:00 da tarde 2010, Blogger JMS said...

Obrigado pelo comentário, Tiago. Espero que não seja realmente preciso sair do país pois ele bem precisa de investir na educação. A música é para mim um importante forma de educar as pessoas para o sensível, algo que tanta falta faz na nossa sociedade e cuja ausência está na base do grotesco em que ela se tranforma.

Abraço!

 
At segunda mai 17, 10:32:00 da manhã 2010, Blogger aslgomes said...

Adorei esta notícia. Espectacular a futura "sala" principal. Donativos desses em Portugal precisam-se! Há muita gente aqui a gostar de Jazz, é preciso que essas pessoas se unam!

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger