6 de julho de 2009

JazzTimes: Está suspenso um dos baluartes do Jazz

JAzzTimes400x311.jpg

Está suspensa a publicação da revista JazzTimes, periódico que se debate com a crise e as dívidas acumuladas - correndo rumores que que alguns colaboradores têm os ordenados em atraso desde Março - e também com a crescente concorrência dos meios online (websites, blogs, etc).

Embora no site oficial se avance com a hipótese da revista ser retomada por novos proprietários, parece haver poucas hipóteses de tal suceder em breve. A confirmar-se o fecho definitivo da JazzTimes este é um rude golpe para a divulgação do jazz, que fica praticamente confinado à revista Downbeat.

A JazzTimes foi fundada em 1970, em Washington, por iniciativa de Ira Sabin, um antigo baterista e proprietário de uma loja de discos. Inicialmente designada de Radio Free Jazz, só em 1980 adquiriu o título de JazzTimes. Entre os seus colaboradores contam-se, ao longo do tempo, personalidades como Martin Williams, Leonard Feather, Stanley Dance, Ira Gitler, Doug Ramsey, Nat Hentoff, Gary Giddins, Howard Mandel e Nate Chinen.

A JazzTimes contava actualmente mais de 100 000 assinantes, muito à frente da Downbeat, e o seu website é sem dúvida mais interessante e informativo do que o da sua histórica concorrente.

O previsível encerramento desta revista segue-se ao fecho da Tower Records (uma importantíssima cadeia de discotecas nos EUA, onde os amantes de jazz tinham solo fértil para a sua procura) e à falência da IAJE (International Association of Jazz Education).

A crise global que afecta as nações e, particularmente, os media tradicionais chegou ao jazz, mas não é caso para alarme. Novas estruturas e novos meios, provavlmente online, tomarão o lugar das antigas fundações pois o jazz é cada vez mais uma música viva e vivida.

2 Comments:

At quarta jul 08, 01:09:00 da manhã 2009, Blogger Érico Cordeiro said...

Caros amigos do JNPDI,

Sou um assíduo freqüentador deste espaço virtual (além de outros blogs de jazz brasileiros e portugueses) e aqui aprendo bastante, com seus textos sempre muito bem escritos e bastante informativos.
Parabéns. Pena que alguns espaços dedicados ao jazz estejam cerrando suas portas, como é o caso da JazzTimes e da cadeia de lojas Tower records.

Mas o jazz haverá de resistir, ainda sua beleza seja distribuída que por outros canais menos ortodoxos. A internet é uma ótima ferramenta para isso.

Nesse sentido, tomo a liberdade de convidá-los (e aos seus inúmeros leitores)para conhecer o blog JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS, dedicado à música, em especial ao jazz.

O endereço é:

www.ericocordeiro.blogspot.com

Um afetuoso abraço do lado de cá do Atlântico.

 
At quarta jul 08, 10:02:00 da manhã 2009, Blogger JMS said...

Caro Erico,

Valeu a visita e o comentário. Vou aproveitar o convite e vistiar o seu blog.

Abraço do lado de cá do Atlântico através desta ponte universal de contacto que é o jazz.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger