Downbeat: "Bíblia" do Jazz celebra 75 anos
A clássica e prestigiada Downbeat comemora na edição de Julho o seu 75.º aniversário. Ao longo destas sete décadas, as suas páginas têm acolhido todos os grandes nomes do jazz e dos blues, mantendo-se sempre síncrona com a actualidade.
A revista foi fundada em Julho de 1934 por Albert J. Lipschultz, um antigo vendedor de seguros com vários músicos como clientes que se apercebeu da necessidade de criar uma publicação que congregasse os músicos e defendesses os seus direitos.
Por esta época, a Downbeat ainda não era o que viria a ser já que não apresentava quaisquer recensões discográficas, análises ou críticas musicais, apresentando-se praticamente como um mero directório de músicos.
Ainda assim, a pedrada no charco que constituiu o seu lançamento - num período em que o jazz raramente era notícia nos media generalistas - foi suficiente para Lipschultz ser ameaçado pelo presidente da Federação Americana de Músicos: "Ou vendes seguros aos meus músicos ou lhes vendes uma revista. Não lhes podes vender ambos". Consequentemente, em Novembro de 1934 a revista foi vendida a Burrs e começou a ganhar forma com os contornos que ainda hoje se lhe reconhecem.
As ligações da Downbeat a Portugal iniciaram-se com Luís Villas-Boas (quem mais?!) e continuam até ao presente com António Rubio, correspondente da revista no nosso país.
A clássica e prestigiada Downbeat comemora na edição de Julho o seu 75.º aniversário. Ao longo destas sete décadas, as suas páginas têm acolhido todos os grandes nomes do jazz e dos blues, mantendo-se sempre síncrona com a actualidade.
A revista foi fundada em Julho de 1934 por Albert J. Lipschultz, um antigo vendedor de seguros com vários músicos como clientes que se apercebeu da necessidade de criar uma publicação que congregasse os músicos e defendesses os seus direitos.
Por esta época, a Downbeat ainda não era o que viria a ser já que não apresentava quaisquer recensões discográficas, análises ou críticas musicais, apresentando-se praticamente como um mero directório de músicos.
Ainda assim, a pedrada no charco que constituiu o seu lançamento - num período em que o jazz raramente era notícia nos media generalistas - foi suficiente para Lipschultz ser ameaçado pelo presidente da Federação Americana de Músicos: "Ou vendes seguros aos meus músicos ou lhes vendes uma revista. Não lhes podes vender ambos". Consequentemente, em Novembro de 1934 a revista foi vendida a Burrs e começou a ganhar forma com os contornos que ainda hoje se lhe reconhecem.
As ligações da Downbeat a Portugal iniciaram-se com Luís Villas-Boas (quem mais?!) e continuam até ao presente com António Rubio, correspondente da revista no nosso país.
António Rubio
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