17 de junho de 2009

Jazz em Cascais: Uma História de 80 Anos

JazzemCascais400x266.jpg

Jazz em Cascais: Uma História de 80 Anos é o título do novo livro de João Moreira dos Santos, obra que cobre os principais eventos jazzísticos ocorridos no concelho de Cascais entre 1928 e 2008 e conta com prefácio de Charles Lloyd (que em 1966 actuou no Luisiana com Keith Jarrett, Cecil McBee e Jack DeJohnette) e posfácio de Jorge Costa Pinto (que fez grande parte do seu percurso musical no concelho).

O livro tem a chancela da Casa Sassetti e o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e da Estoril Sol (Casino Estoril) e é lançado no próximo dia 28 de Junho, pelas 20h30, no âmbito do Estoril Jazz, sendo apresentado por Daniel Proença de Carvalho, personalidade intimamente ligada a Luís Villas-Boas e ao Cascais Jazz. Participam igualmente nesta sessão - que decorre no Centro de Congressos do Estoril - António D'Orey Capucho (Presidente da CMC), Mário Assis Ferreira (Administrador da Estoril Sol), Henrique Mota (Casa Sassetti), Jorge Costa Pinto, Duarte Mendonça (Estoril Jazz) e o autor.

Galeria12.jpg

Neste evento é estreado o documentário Rewind: Cascais Jazz '71, um projecto audiovisual com autoria e argumento de João Pedro Marques e realização de João Abecasis Fernandes. Nele se conta pela primeira vez, de forma abrangente, a história do primeiro Cascais Jazz, recorrendo-se a entrevistas a várias personalidades e também a imagens de arquivo da RTP, muitas delas surpreendentes, mas desconhecidas do público e dos amadores de jazz.

É, pois, caso para dizer que, com estas duas obras, depois do próximo dia 28 de Junho nada será igual no conhecimento existente sobre a história do jazz em Cascais e em Portugal no século XX. Uma história que tem uma mensagem idiossincrática de igualdade, liberdade, tolerância e inclusão; eis a história do jazz - essa música universalista e universal - independentemente do local ou país em que tenha ocorrido.

De referir que o livro se enquadra nas comemorações dos 80 Anos de Jazz em Cascais, uma iniciativa desenvolvida por João Moreira dos Santos e Maria Viana com o apoio da Câmara Municipal e que incluiu concertos, exposições, debates e workshops ao longo de 2007, 2008 e 2009. Destas iniciativas, destacou-se a exposição 80 Anos de Jazz em Cascais em Imagens e Memorabilia, cujo processo de investigação foi partilhado com esta obra.


Site Meter Powered by Blogger