24 de maio de 2009

Os Sabores do Jazz: 1000 emissões a levar o jazz aos Açores

RibeiroPinto2.jpg

O programa radiofónico Sabores do Jazz, criado por José Ribeiro Pinto (um dos mentores do AngraJazz) e transmitido semanalmente na RDP Açores, ao Domingo à noite, celebra hoje 1000 emissões, o que é um feito digno de nota e o coloca como um dos mais antigos programas de jazz em Portugal.

Os Sabores do Jazz remontam a 1992, ano em que foi para o ar a primeira emissão deste programa criado por um amador de jazz de longa data cuja paixão remonta à infância, quando com o pai ouvia as emissões radiofónicas transmitidas dos Estados Unidos e desfrutava do som das grandes orquestras de Benny Goodman e Glenn Miller. Ribeiro Pinto deu os primeiros passos na rádio em 1968, data em que ingressou na Faculdade de Ciências de Lisboa e com um colega de curso começou a realizar diversos programas, emitidos a partir de um pequeno estúdio que transmitia para a sala de jantar.

RibeiroPinto.jpg

Os Sabores do Jazz começaram a ser preparados em finais de 1991 e surgiam inicialmente como uma rubrica de outro programa – Contos velhos, rumos novos – cujos autores (Paulo Henrique Silva e São Rocha) convidaram Ribeiro Pinto a realizar uma emissão semanal de meia hora sobre a evolução do Jazz. Foi neste enquadramento que foi para o ar a primeira emissão de um total de 21 (a última das quais irradiada a 22 de Junho de 1992, o que obrigou a interromper a história do Jazz no período do Bebop), com uma selecção musical baseada em discos de Miles Davis, Billie Holiday, Preservation Hall Jazz Band, Charlie Parker, Fletcher Henderson e António Pinho Vargas, e, sobretudo, o claro propósito de fomentar o gosto pelo jazz nos Açores.

RibeiroPinto3.jpg

Finda esta primeira série, o director de programas da RDP Açores desafiou então Ribeiro Pinto a realizar um programa autónomo e de autor. Os novos Sabores do Jazz foram para o ar em Março de 1993 e mantêm-se desde então, passando desde Fevereiro de 2002 a ser emitidos ao Domingo, entre as 23h00 e as 24h00. O programa é o único programa de jazz nos Açores e através da Antena 1 é ouvido em todo o arquipélago.

Para nós, Ribeiro Pinto é como que um Villas-Boas dos Açores, o que é não só um elogio sincero mas diz também muito da sua importância na promoção do jazz neste arquipélago. Foi, pois, com muito gosto que a convite da RDP Açores participámos em entrevista telefónica nesta 1000.ª edição, deixando o nosso testemunho sobre a importância de Os Sabores do Jazz e o papel pioneiro e fulcral do seu autor.


Site Meter Powered by Blogger