8 de maio de 2009

Keith Jarrett faz hoje 64 anos

keith-jarrett-tokyo-1.jpg
keith-jarrett-tokyo-2.jpg

O puto de 21 anos que em 1966 tocou com Charles Lloyd no Luisiana, em Cascais, completa hoje 64 anos.

E se Keith Jarrett dispensa apresentações, já nós não dispensamos a oportunidade de divulgar um pouco da sua música.

Nascido em 1945, começou a estudar piano aos três anos e aos sete já tocava recitais. Enquanto adolescente estudou na Berklee School of Music.

Não obstante ter inicialmente liderado o seu próprio trio, em 1965 integrou por quatro meses os Jazz Messengers de Art Blakey.

Foi porém a sua associação a Charles Lloyd, cujo quarteto integrou entre 1966 e 1969, que lhe deu o primeiro episódio de notoriedade internacional e o trouxe a Portugal pelas mãos de George Avakian (o agente) e Luís Villas-Boas (o promotor). Por cá se inspirou para compôr o seu "Lisbon Stomp". Nesta época, Jarrett tocava também, por vezes, saxofone-soprano, facto que é actualmente pouco conhecido do público.



Esta fama foi substancialmente aumentada com a sua participação nos grupos de Miles Davis entre 1969 e 1971. Foi neste ano, o seu último com o mago do trompete, que mais uma vez veio a Cascais, causando alguma sensação, mas ainda não ao nível que posteriormente veio a conhecer.



Findo o período com Miles, Jarrett despediu-se também da electrónica e regressou ao piano acústico, dando início a uma colaboração histórica com a editora ECM. Jarrett mantinha então dois grupos, um americano (com Dewey Redman, Charlie Haden, Paul Motian) e um europeu (com Jan Garbarek, Palle Danielsson e Jon Christensen).





Em 1972, o pianista e compositor deu início aos seus concertos improvisados, dos quais ficou sobretudo célebre o Concerto de Colónia.



Em 1983, Jarrett, Gary Peacock e Jack DeJohnette formaram um trio com o propósito de interpretar standards. Em contracorrente com o pensamento da época, orientado para a apresentação de originais, Jarrett tinha em mente provar que a "música não tem a ver com o material que se toca, mas sim com o que os intérpretes podem fazer desse material".



Da primeira sessão discográfica resultaram os três primeiros discos para a ECM: Standards Vol.1, Standards Vol. 2, e Changes. Desde então o trio já realizou inúmeros registos ao vivo para esta editora alemã, cada um gravado numa diferente cidade de referência mundial, e nos últimos 20 anos tem sido nomeado para vários prémios internacionais, incluindo cinco nomeações para os Grammy.

Simultaneamente, Jarrett actua também (e grava) a solo, fazendo igualmente várias incursões pela música erudita e clássica, na qual tem assinalável obra discográfica.


Site Meter Powered by Blogger