13 de janeiro de 2009

Maria João e João Farinha no DOSE DUPLA quinta-feira

DOSEDUPLA15Jan08.jpg

Quinta-feira, 15 de Janeiro, às 22h00, o CCB serve nova DOSE DUPLA gratuita, desta feita através do duo de Maria João e João Farinha.

Dois intérpretes com percursos musicais distintos, mas complementares, encontram-se no mesmo palco para partilhar temas originais e os clássicos do jazz num diálogo para o qual foram convidados a voz, o piano e também a tecnologia informática ao serviço da música e os teclados electrónicos. Esta é, pois, a oportunidade para ouvir Maria João explorar, com o jovem João Farinha, um universo diferente daquele a que nos habituou.

JoaoeJoao.jpg

MARIA JOÃO (voz). No início era o Hot Clube de Portugal, escola onde deu, em 1982, os primeiros passos no Jazz. A esta experiência sucederam-se de imediato quatro anos plenos de oportunidades e reconhecimento: em 1983 editou o seu primeiro LP (Quinteto de Maria João), em 1984 subiu ao palco do Festival de Jazz de Cascais (verdadeira prova de fogo de onde saiu com os aplausos do público e da crítica) e em 1986 aventurou-se numa tournée avassaladora pela Alemanha onde veio a conhecer Aki Takase, pianista japonesa com quem ao longo de 5 anos entusiasmou os públicos dos festivais de jazz europeus e gravou dois discos ao vivo, colaborando ainda com o contrabaixista Niels-Henning Ørsted Pedersen. No início dos anos 90 voltou a basear a sua carreira em Portugal e integrou o grupo Cal Viva, mas o ponto de viragem teve lugar em 1994, ano em que gravou o disco Danças e deu início a um histórico duo com o pianista Mário Laginha, parceria que é considerada uma das mais felizes da música portuguesa e europeia. A sua carreira no estrangeiro manteve-se sempre activa, alimentada pela internacionalização dos seus projectos e também por parcerias com músicos de grande prestígio como Joe Zawinul, Gilberto Gil, David Linx, Bobo Stenson, Laureen Newton, Lenine, Wolfgang Muthspiel, Trilok Gurtu, Ralph Towner, Manu Katché e, mais recentemente, o barítono Thomas Quasthoff e Sheila Jordan.

DoseDuplaCCBnight.jpg

JOÃO FARINHA (piano). Natural de Lisboa, interessou-se pela música e pelo piano aos 11 anos. O interesse pelo jazz levou-o à escola do Hot Clube de Portugal, de onde rumou à Holanda, tendo estudado no Prins Claus Conservatorium com músicos como Lee Konitz e David Liebman e participado num workshop promovido pela Manhattan School of Music e o Conservatorium van Amsterdam. A técnica do piano tem sido aperfeiçoada na Academia dos Amadores de Música, escola que o convidou a acompanhar ao piano as aulas de canto de jazz de Maria João. A cumplicidade musical desenvolvida entre ambos levou à criação de um duo que tem actuado regularmente em Portugal e à oportunidade de acompanhar Maria João e Sheila Jordan em concerto realizado em Outubro de 2008 no Centro Cultural de Belém.


Site Meter Powered by Blogger