16 de dezembro de 2008

Videoclips com sabor a Jazz: 14 anos de produção

Hoje fomos à procura dos vídeoclips realizados ao longo de 12 anos no âmbito do Jazz made in portugal ou, mais correctamente, de músicos que na sua essência estão ligados a este género musical. Referimo-nos aos vídeos promocionais de trabalhos discográficos e ao todo encontrámos nove produções.

A lança em África foi cravada em 1994 por Maria João e Mário Laginha com o tema "Várias Danças" do CD Danças.



Porém, o videoclip de referência surgiria dois anos mais tarde através do belíssimo tema "Beatriz", um original de Chico Buarque que constava do CD Fábula (1996) e que ainda hoje é exigido pelo público em todos os concertos deste duo. Embora este não seja propriamente um disco de Jazz, João e Laginha foram de facto os primeiros músicos saídos da "escola do Jazz" que conseguiram transpôr a sua música e arte para um videoclip, meio de comunicação que as editoras reservavam apenas para a música popular ou de massas.

fabula.jpg

As filmagens decorreram junto ao Rio Tejo e ao Hotel Ritz, tendo envolvido um piano feito de cartão e a utilização de uma grua para sustentar o pseudo instrumento e os músicos. Como seria não só impossível cantar e tocar nestas condições, mas também captar audio com a qualidade necessária, o som foi obviamente fruto da pós-produção, utilizando-se a gravação do CD. Em tudo o resto não houve truques e João e Laginha estiveram de facto pendurados no ar.



Neste mesmo ano, Bernardo Sassetti gravava o CD Mundos. Um dos temas emblemáticos deste registo era "Señor Cáscara", um original do pianista que deu origem a um videoclip.



Dois anos depois, em 1998, saía o CD Cor, também de João e Laginha, e Pedro Cláudio realizou o vídeo do tema "A minha pele" ("Nhlonge yamina").

cor.jpg



Já no final do século XX, em 2000, o duo rumou ao Brazil, onde gravou o CD Chorinho Feliz.

chorinhofeliz.jpg

Deste CD, saiu o marcante "Flor", com o convidado Lenine, que Carlos Germano tão bem transpôr para vídeoclip.



Coube a outra cantora dar continuidade ao caminho aberto por João e Laginha. Em 2006, Marta Hugon lançou o CD Tender Trap, que foi promovido através do videoclip do tema "Too close for comfort".

5604931083023.jpg

Na prática, este foi o primeiro videoclip especificamente de jazz produzido em Portugal.



2008 foi o ano mais gordo na produção de vídeoclips na área do Jazz, com nada menos do que três produções.

Maria João e Mário Laginha foram ao teatro S. Luiz para gravar "I've grown accustomed to his face", do CD Chocolate...



João Fanfas realizou "Crash into me" do CD Story Teller de Marta Hugon...



... e "La Valse des Lilás", do CD This it it!, de André Sarbib, foi realizado por Jorge Humberto.



E, salvo algum erro que pode acontecer porque não é fácil historiar o audiovisual entre nós, foi esta a produção de videoclips ao longo de 12 anos. Se por ignorância deixámos algum registo de fora, agradecemos qualquer informação para que possamos tornar este post o mais completo possível.


Site Meter Powered by Blogger