18 de dezembro de 2008

Dose Dupla de Jazz no CCB em 2009

DoseDupla.jpg

De Janeiro a Abril o Centro Cultural de Belém apresenta semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 22h00, uma dose dupla de jazz servida por um duo composto por um músico nacional e um convidado estrangeiro. Os concertos têm sempre lugar na Recepção do Módulo 1 - um espaço que promete espectáculos únicos e que será transformado para o efeito - e são de entrada livre.

DSC_0164-1.jpg
DSC_0169.jpg

O ciclo nasceu de uma proposta de João Moreira dos Santos (JNPDI) e Maria Viana - que o programaram e produzem - e apresenta um total de 15 concertos protagonizados por 30 músicos.


P R O G R A M A


8 DE JANEIRO
RUI AZUL (sax) & WOLFRAM MINNEMANN (piano)


AzulMinnemann.jpg

Rui Azul conheceu Wolfram Minnemann nos anos 70, na cave da casa de Rui Veloso, então seu colega de liceu e amigo. O denominador comum na época e no presente concerto são os Blues, género musical que serve de base para o blues-shout na voz e o boogie/honky-tonk no piano de Minnemann e para o contraponto e discurso do sax-tenor de Rui Azul, onde se distinguem influências do jazz mainstream, de funky-jazz (dos 50's) e de bebop.

15 DE JANEIRO
MARIA JOÃO (voz) & JOÃO FARINHA (teclados)


JoaoeJoao.jpg

Dois intérpretes com percursos musicais distintos, mas complementares, encontram-se no mesmo palco para partilhar temas originais e os clássicos do jazz num diálogo para o qual foram convidados a voz, o piano e também a tecnologia informática ao serviço da música e os teclados electrónicos. Esta é, pois, a oportunidade para ouvir Maria João explorar, com o jovem João Farinha, um universo diferente daquele a que nos habituou.

22 DE JANEIRO
MARIA VIANA (voz) & JOAN MONNÉ (piano)


VianaeMonne.jpg

Maria Viana e Joan Monné conheceram-se em 2003 por ocasião do Festival de Jazz do Porto, onde se apresentaram em trio com José Eduardo, a convite de Paulo Gomes (então director artístico deste festival). Este primeiro concerto conjunto foi de imediato eleito por José Duarte como o melhor espectáculo de jazz nacional desse ano. Desde então, têm-se apresentado um pouco por todo o país, desenvolvendo a enorme cumplicidade musical que partilham.

29 DE JANEIRO
SOFIA RIBEIRO (voz) & MARC DEMUTH (contrabaixo)


SofiaMarc.jpg

Sofia Ribeiro e Marc Demuth conheceram-se há cinco anos na Escola Superior de Música da Catalunya e desde então têm mantido um bem sucedido duo que os tem levado a actuar em diversos países europeus e nos EUA. A empatia entre a voz e o contrabaixo de ambos é notável e percorre um universo temático composto pelos standards do cancioneiro norte-americano e por temas da música popular portuguesa e brasileira.


Site Meter Powered by Blogger