13 de novembro de 2008

Steve Coleman na Culturgest

steve_bio.jpg

É já no próximo Sábado, dia 15 de Novembro, pelas 21h30, que o Grande Auditório da Culturgest recebe Steve Coleman & Five Elements, espectáculo apresentado em colaboração com o Festival de Jazz de Guimarães.

Steve Coleman "é um dos músicos mais influentes do jazz contemporâneo. Tem uma abordagem muito singular à música, marcada por uma especial concepção metafísica do mundo".

O preço dos bilhetes é de 20 Euros; jovens até aos 30 anos pagam 5 Euros.



Steve Coleman nasceu em Chicago em 1956 tendo aí feito a sua formação musical. O seu primeiro instrumento foi o violino, que cedo trocou pelo saxofone alto, quando tinha 14 anos de idade. Em Maio de 1978 mudou-se para Nova Iorque. Tocou com as Big Bands de Thad Jones-Mel Lewis, de Sam Rivers, de Cecil Taylor, entre outras, e participou em gravações como sideman com os líderes dessas bandas e outro grandes músicos como David Murray, Doug Hammond, Dave Holland, Mike Brecker e Abbey Lincoln.

Mesmo assim, durante um período de cerca de quatro anos, Steve foi obrigado a tocar nas ruas de Nova Iorque para ganhar a vida. E é nessa altura que forma com o trompetista Graham Haynes uma banda de rua, grupo que mais tarde viria a ser conhecido como Steve Coleman and Five Elements. Em pouco tempo a banda começou a tocar regularmente em pequenos clubes em Harlem e Brooklyn e a desenvolveu o chamado M-Base Concept, um conceito filosófico de improvisação musical a partir de ideias construídas sobre a experiência individual dos músicos.

À medida que as suas ideias cresciam, Steve incorporou formas diversas de pesquisa com o objectivo de expandir os seus conhecimentos e a sua concepção da música. Estas técnicas incluíam a programação de computadores e o estudo de filosofias de culturas antigas. Estes conceitos estão documentados nos álbuns subsequentes – Sine Die (para editora Pangaea), Rhythm People, Black Science, Drop Kick, The Tao of Mad Phat e o primeiro álbum do M-Base Collective, intitulado Anatomy of a Groove (todos com a BMGH Records).

O álbum Steve Coleman’s Music – Live at the Hot Brass, editado pela BMG e gravado em 1995, representa simultaneamente uma síntese do trabalho de Coleman até essa data e a transição para uma nova fase.

1995 marcou o início de uma série de viagens que teriam grande impacto na sua música, com colaborações com músicos africanos e da América Latina.Entre 1997 e 1999 continuou a dedicar-se a projectos que envolviam intercâmbio cultural com músicos de outras partes do mundo, nomeadamente, Senegal, Índia e Egipto. The Sonic Language of Myth (1999) e The Ascension to Light (2000), duas das gravações com os Five Elements editadas pela BMG, são um resultado directo dessas experiências.

O seu trabalho foi notado pelo IRCAM, em Paris, que lhe encomendou que desenvolvesse as suas ideias sob a forma de um software interactivo – o programa Rameses 2000, que foi apresentado publicamente pela primeira vez em concerto em Junho de 1999.

A maior parte dos momentos mais importantes da sua carreira foram registados num documentário de Eve-Marie Breglia intitulado Elements on One, disponível em DVD.


Jonathan Finlayson (trompete)
Jonathan Finlayson é reconhecido na comunidade jazz internacional como um músico a acompanhar. Licenciado pela Berkeley High em Berkeley, Califórnia, em 2000, Jonathan trouxe prestações intensas no trompete, combinadas com uma inteligência entusiasta e harmónica, aos festivais de jazz mais importantes dos EUA, incluindo o San Francisco Jazz Festival, New Orleans, Monterey, Montreaux, Long Beach, da Europa e do Japão. Recebeu vários prémios incluindo o lugar de trompetista na Clifford Brown / Stan Getz fellowship band, um quinteto escolhido entre cinco mil candidatos. Foi aluno de Roy Hargrove e de Steve Coleman e frequenta a New School de Nova Iorque como aluno bolseiro.

Tim Albright (trombone)
Originário de Napa Valley, Tim Albright mudou-se para Nova Iorque em 1999 onde trabalha como trombonista free lance com uma carreira diversificada. Licenciou-se na Eastman School of Music em 1998 com formação em performance clássica e de jazz.
Tim Albright trabalha com Steve Coleman desde 1997, ano em que participou na gravação de Genesis (RCA). Tim vive em Nova Iorque onde também trabalhou recentemente com Don Byron, Ravi Coltrane, Ralph Alessi, entre muitos outros. Para além da sua paixão pela música improvisada, dedica-se também à música de câmara contemporânea, tendo ajudado a fundar o Argento New Music Project.

Jen Shyu (voz)
Jen Shyu nasceu e foi criada em Peoria, Illinois. Desde a sua participação no álbum Lucidarium que se tem apresentado com Steve Coleman and Five Elements. Jen estudou dança a partir dos seis anos, piano a partir dos sete e violino a partir dos oito. Aos nove anos classificou-se em 6º lugar na Stravinsky International Piano Competition, e aos treze tocou, como solista, o último andamento do Concerto Nº 1 para Piano de Tchaikovsky, com a Orquestra Sinfónica de Peoria. Iniciou o treino clássico vocal aos quatorze anos e continuou os seus estudos de ópera nas universidades de Stanford, Oxford e Mozarteum, e no Lake Placid Institute em Nova Iorque. Foi durante os três anos em que viveu em Bay Area, São Francisco, que Jen se desvia de uma carreira dedicada à ópera para explorar as suas potencialidades no universo da música criativa, assim como para se repensar como cantora e situar a sua voz enquanto artista e compositora sino-americana. Neste contexto trabalhou com artistas de música improvisada asiáticos e de Bay Area, tais como, Francis Wong, Jong Jang, Genny Lim, Art Hirahaar, AK Black, Doug Yokoyamma, Lewis Jordan, Jimmy Biala, Lenora Lee, John-Carlos Perea, Melody Takata e Dee Spencer. Foi ainda nessa altura que produziu o seu álbum de estreia For Now e que se apresentou no San Jose Jazz Festival e nos Asian-American Jazz Fesivals em São Francisco e em Chicago. Em 2002-2003, Jen recebeu uma bolsa atribuída pelo California Arts Council Next Generation. Desde 2001 que tem empreendido viagens de estudo a países como Taiwan, Cuba e Brasil e se tem dedicado à pesquisa do qi gong e de sons terapêuticos, bem como ao desenvolvimento de ideias no âmbito da improvisação vocal e da dança.

Thomas Morgan (contrabaixo)
Thomas Morgan nasceu a 14 de Agosto de 1981 em Hayward, Califórnia. Estudou violoncelo entre os sete e os quatorze anos de idade, altura em que se interessou pelo contrabaixo. Em Maio de 2003 completou o seu bacharelato em música na Manhattan School of Music onde estudou com Harvie S e Garry Dial. Thomas participou em concertos em Nova Iorque e no estrangeiro acompanhando músicos como David Binney, Joey Baron, Steve Coleman e Bill McHenry.

Tyshawn Sorey (bateria)
O compositor/multi-instrumentista Tyshawn Sorey tem tido uma carreira que continua a distinguir-se na cena musical criativa do jazz nova-iorquino e europeu. Aparece como sideman em três gravações, ao mesmo tempo que é autor de músicas para quartetos e grupos de câmara que lidera. Tyshawn é também professor de jazz – composição e arranjos –, trombone, teoria musical e percussão. Actuou e gravou com nomes de primeira linha da cena musical contemporânea do jazz, incluindo o New Jersey Music Ensemble, Michele Rosewoman, Max Roach, Butch Norris, Reggie Workman, Christophe Schweizer, Henry Threadgill, George Colligan, Anthony Braxton, Werner Klausnitzer, Robin Kenyatta, James Moody, Billy Bang, Steve Wilson, George Garzone, Russ Lossing e Charles Gayle, entre muitos outros.

Fonte das biografias: Culturgest


Site Meter Powered by Blogger