24 de novembro de 2008

Notáveis do jazz visitaram exposição dos 80 anos de Jazz em Cascais

80anosdejazzemcascais-1.jpg
Foto JNPDI/JMS

A exposição 80 anos de Jazz em Cascais em Imagens e Memorabilia, mostra que abriu ao público a 19 de Outubro, tem sido visitada por várias figuras destacadas do jazz em Portugal, sempre recebidas com uma visita guiada e personalizada.

O ilustre visitante de hoje foi o Eng.º Bernardo Moreira, Presidente do Hot Clube de Portugal, instituição que cedeu várias das peças expostas.

Binau2.jpg
Foto JNPDI/JMS

De recordar que Bernardo Moreira ficou ligado indelevelmente ao Luisiana, onde nos anos 60 protagonizou, por exemplo, uma marcante jam-session com Louis Hayes (que se deslocara a Portugal com o trio de Oscar Peterson) e Gerry Mulligan.

Binau3.jpg
Foto JNPDI/JMS

Igualmente como músico, participou em algumas jam-sessions organizadas por Luís Villas-Boas no programa radiofónico Hot Club, emitido a partir dos estúdios da Parede, localizados portanto no Concelho de Cascais.

binau1.jpg
Foto JNPDI/JMS

Na semana passada, esta mesma exposição foi visitada por António José de Barros Veloso (Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Hot Clube) e António Rubio (crítico de jazz do Correio da Manhã e correspondente da Downbeat) e também pelo comandante José Guedes (autor de um interessantíssimo blogue sobre o desastre de aviação que em 1943 quase vitimou em Lisboa a cantora Jane Froman).

RubioGuedesBarrosVeloso.jpg
Foto JNPDI/JMS

BarrosVeloso1.jpg
Foto JNPDI/JMS

Também os medias marcaram presença nesta mostra, tal como temos noticiado, tendo um grupo de estudantes da Escola Superior de Comunicação Social - liderado por Pedro Gomes - realizado na passada semana um extenso trabalho académico sobre a mesma, aproveitando a oportunidade para entrevistar Barros Veloso, Maria Viana (ambos ligados à história do jazz em Cascais) e João Moreira dos Santos, o Comissário desta exposição.

ESCS4.jpg
Foto JNPDI/JMS

ESCS3.jpg
Foto JNPDI/JMS

ESCS1.jpg
Foto JNPDI/JMS

ESCS2.jpg
Foto JNPDI/JMS

Por esta exposição, que hoje encerrou as suas portas, passaram também músicos profissionais destacados, nomeadamente o maestro Jorge Costa Pinto e Kirk Lightsey, e personalidades das artes plásticas, como o escultor Charters de Almeida.

DSC_0113.jpg
Foto JNPDI/JMS


Site Meter Powered by Blogger