10 de junho de 2008

Paula Oliveira e Maria João no Hot Clube (2)

MariaJooePaulaOliveira2.jpg
Foto: JNPDI/JMS

No passado fim-de-semana, as cantoras Maria João e Paula Oliveira deram um concerto conjunto no Hot Clube de Portugal (ver post de 6 de Junho), actuando respectivamente no primeiro e segundo set.

JNPDI apresenta hoje alguns vídeos do espectáculo que Paula Oliveira e o pianista Leo Tardin deram no Sábado, com este último a deixar bem clara a sua elevada competência e a protagonizar um notável entendimento com a cantora num repertório essencialmente português em que esta obteve um desempenho notável.

Mas, comecemos pelo fim, apresentando desde já o momento em que Maria João e Paula Oliveira se encontraram em palco para dialogar num tema de Zeca Afonso.

MariaJooePaulaOliveira1.jpg
Foto: JNPDI/JMS
MariaJooePaulaOliveira3.jpg
Foto: JNPDI/JMS



O concerto de Sábado encontrou Maria João ainda em melhor forma do que no dia anterior e trouxe como surpresa o fantástico tema que é "Beatriz", uma composição que se tornou uma verdadeira marca desta excepcional voz portuguesa.



Um dia, quando o futebol não for o supremo "goal" do país, ainda veremos esta grande embaixadora do idioma de Camões e Pessoa e, também, da fusão da nossa cultura com a cultura africana dos países de expressão portuguesa, distinguida (e bem) ao mais alto nível num 10 de Junho.

MariaJoo.jpg
Foto: JNPDI/JMS

Talvez então, o país político a convide a revisitar vocalmente a história dos descobrimentos e não só. E talvez crie condições para que uma grande voz portuguesa possa contar lá fora (e cá dentro), em associação com outras grandes vozes desses grandes países que descobrimos, a grande história da epopeia da portugalidade e unir pela música povos irmãos.

Enquanto isso não sucede, ouçamo-la em "Anos Dourados", um tema de Tom Jobim, acompanhada pelo pianista João Farinha.




O segundo set ficou por conta desse fantástico duo formado por Paula Oliveira e Leo Tardin, pianista Suiço que tão bem casa com esta outra grande voz nacional.

PaulaOliveira4.jpg
Foto: JNPDI/JMS

PaulaOliveira2.jpg
Foto: JNPDI/JMS

Dos vários temas interpretados, impressionou-nos sobremaneira "Love dance", um original de Ivan Lins e que Paula Oliveira e Tardin tão bem trabalharam em conjunto, sem nunca cair no óbvio e banal.









Resta-nos agora esperar que, como foi prometido por ambas as cantoras, este concerto duplo com duas das melhores vozes nacionais se possa em breve repetir noutras salas de espectáculos e um pouco por todo o país.

Vale bem a pena!


Site Meter Powered by Blogger