26 de junho de 2008

Festival de Jazz de Montreal

Imagem1-1.jpg

Começa já no próximo dia 29 de Junho o Festival Internacional de Jazz de Montreal, evento que decorre até 6 de Julho. Ao longo de 11 dias, o FIJM oferece 701 espectáculos (376 gratuitos) protagonizados por 3000 músicos de 30 países, atraindo cerca de 250 000 turistas e 400 jornalistas de todo o mundo.

Entre as atracções desta 29ª edição contam-se, entre muitas outras, Aretha Franklin, Woody Allen, Return To Forever, Abbey Lincoln, Dianne Reeves, Hank Jones, McCoy Tyner, Dave Brubeck, Brad Mehldau e Oliver Jones.

Impunha-se a um festival com esta dimensão a preocupação com as emissões de dióxido de carbono, facto que será uma realidade já este ano. Graças a uma parceria com as autoridades ligadas ao desenvolvimento sustentável, o FIJM vai quantificar as emissões de CO2 com o objectivo de produzir um guia e alimentar seminários de formação que ajudem outros festivais do Quebec a reduzir o seu impacto ambiental.

O próprio FIJM vai já este ano tentar neturalizar as 2000 toneladas de CO2 que estão estimadas para a presente edição e que correspondem a emissões geradas pela totalidade das operações do Festival, incluindo:

- deslocações dos artistas a nível internacional e local;
- viagens realizadas pelos promotores do Festival;
- deslocações dos empregados do Festival durante o período de realização do mesmo;
- geradores;
- frota de veículos;
- consumo de energia;
- alojamento dos artistas.


Notável é o facto de desde o seu início, há cerca de 30 anos, o Festival encorajar os seus cerca de 2,5 milhões de espectadores a recorrerem aos transportes públicos na deslocação às centenas de eventos musicais propostos.

Tal afluência de público causa, porém, graves problemas de resíduos e lixo, pelo que o FIJM está empenhado desde há vários anos em projectos que lhe permitem anualmente reciclar 30 toneladas de detritos, incluindo, por exemplo, cerca de 150 000 copos de plástico.

Terminamos este post com dois vídeos gravados respectivamente em 1985 e 2004 no FIJM.

Miles Davis - "Human Nature"



Diana Krall - "Temptation"


Site Meter Powered by Blogger