4 de março de 2008

Hot Clube festeja 60 anos!

HotClube60anos.jpg

O Hot Clube de Portugal celebra em 2008 o seu 60.º aniversário e JNPDI! dá-lhe a conhecer em primeira mão o programa das festas. Daqui endereçamos, desde já, os parabéns ao Hot pelos seus 60 anos e também à sua Direcção, por este magnífico cabaz de comemorações que concebeu.

O propósito destas comemorações é bem claro, conforme afirma a própria Direcção deste histórico clube: "O Hot Clube de Portugal faz questão de celebrar estes 60 anos de actividade ininterrupta com uma série de eventos que mostrem a história da associação e o seu contributo inegável para a divulgação e evolução do jazz em Portugal, bem como a vitalidade e o dinamismo que continuam a caracterizá-la. O HCP pretende também com esta celebração, envolver a cidade de Lisboa consolidando as bases da futura Casa do Jazz, projecto para o qual achamos fundamental canalizar atenções".

Março

18_632665408451406250_ac%2038%20-%20Maria%20João%20e%20Mário%20Laginha.jpg

O programa das comemorações arranca a 19 de Março - data da assinatura da proposta do sócio nº 1, Luiz Villas-Boas - com um concerto no Cinema S. Jorge. A Big Band do Hot Clube convida Mário Laginha a apresentar um repertório para Big Band inédito em Portugal, com a colaboração da cantora Maria João. Está prevista a gravação deste concerto para edição posterior, bem como uma pequena digressão por outros pontos do país durante o ano de 2008.

Abril

villasboas12.jpg

A Big Band do HCP actua no dia 6 no encerramento do Festival de Jazz do S. Luiz, contando com vários convidados.

Maio

DSCN4446.jpg

A 10 de Maio é inaugurada uma exposição sobre o HCP, mostra que tem lugar na Fábrica do Braço de Prata. O núcleo museológico do HCP tem vindo, de alguns anos para cá, a ser organizado e classificado, com o objectivo de vir a ser exposto e estar disponível para o público em geral. Enquanto o projecto da Casa do Jazz não pode ainda ser concretizado o HCP pretende, assim, levantar o véu sobre as peças mais interessantes do seu acervo e mostrar que a história do jazz em Portugal está intimamente ligada ao Hot Clube e à cidade de Lisboa e aos seus espaços e habitantes.

Junho e Julho

Em dois fins de semana de Junho e Julho (27/28 de Junho e 4/5 de Julho) decorre no Teatro Municipal de S. Luiz uma recriação dos Ballroom dos anos 40 com a orquestra do HCP ao vivo. Pretende-se reavivar o espírito das grandes orquestras de Swing, tais como as de Duke Ellington, Count Basie, e Benny Goodman, e a música que na época enchia os salões de baile.

Está ainda prevista a actuação de combos de alunos por toda a cidade durante as Festas de Lisboa.

Hot%20Clube%20JR017.jpg

A Direcção do Hot Clube tem ainda outros projectos em curso, estando previsto apresentar na Praça da Alegria músicos estrangeiros de grande qualidade. O objectivo mais alargado é potenciar a vinda destes profissionais a Portugal com a realização de Workshops e Master Classes na escola de jazz Luiz Villas-Boas do HCP.

Para este programa, ainda não fechado, o Hot Clube conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia de S. José, da EGEAC e do Teatro Municipal S. Luiz.


Site Meter Powered by Blogger