2 de março de 2008

Hot Clube em Março

HotMarco2008.jpg

"Circle Wide", do baterista George Schuller, é um projecto que dedica boa parte do seu repertório a uma nova abordagem da musica de Keit Jarrett da primeira metade dos anos 70 e integra o que na nossa opinião é um dos grandes saxofonistas da actualidade: Donny McCaslin. Tom Beckham, no vibrafone, Brad Shepik na guitarra e Dave Ambrosio no contrabaixo, completam este grupo de excelência.

Um novo Noneto formado na "casa" e que assume o nome do Clube (Ensemble de Saxofones do HCP), reúne 5 saxofonistas e uma secção ritmica de 4 elementos. Um grupo com uma sonoridade próxima do Supersax, "ensemble" que reuniu alguns dos melhores saxofonistas (e não só) do estilo West Coast.

"Crosscurrents", um projecto iniciado há já alguns anos pelos guitarristas André Fernandes e Nuno Ferreira e que já se apresentou em alguns festivais de jazz nacionais, é um Quarteto que se dedica ao estudo e arranjo da música do lendário compositor e pianista, Lennie Tristano.

19 de Março (Quarta-feira), o Hot Clube de Portugal em colaboração com a EGEAC e a Junta de Freguesia de S.José, está a organizar um concerto no Cinema S.Jorge (Av.da Liberdade-Lisboa) com Mário Laginha, a Big Band do Hot Clube de Portugal e a participação especial de Maria João.

Este concerto, em grande parte inédito em Portugal, resulta de encomendas da Orquestra da Rádio de Frankfurt (Hessicher Rundfunk Big Band), da Brussels Jazz Orchestra, assim como da Orquestra de Jazz de Matosinhos e do Hot Clube de Portugal, ao compositor e pianista Mário Laginha.

A noite prolongar-se-á para o "foyer" da referida sala de espectáculos, onde haverá em "after-hours" mais um concerto com jovens musicos da Escola de Jazz do Hot Club e uma jam-session... até às 02h00.

Os bilhetes, já à venda na bilheteira do Cinema S.Jorge, custam 15,00 euros e têm desconto de 50% para os sócios do Clube... com as quotas em dia.

O "novo" jazz de Berlim , volta ao Hot Clube desta vez com o "Vierergruppe Gschlossl". O trombonista Gerhard Gschlossl e o contrabaixista Johannes Fink formaram este Quarteto com o objectivo de apresentar a sua musica e misturar filosofias de improvisação contrárias , como eles próprios referem. O saxofonista Tobias Delius e o baterista Christian Lillinger contribuem com a sua musicalidade e composições para o resultado final.

O saxofonista britânico, Julian Arguelles, convidado para integrar a Big Band no concerto de dia 19, prolonga a sua estadia em Lisboa e volta ao Clube na Praça da Alegria, em Quarteto, acompanhado dos excelentes Bernardo Sassetti, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão. Mais três dias de musica de grande qualidade !

Os ultimos concertos do mês de Março serão com o Sexteto do contrabaixista Zeca Neves. Depois do projecto "Miles&More" este sexteto que reúne muito bons musicos do nosso "cena" jazziztica, volta com novo repertório a que o líder chamou "Future Now".

Texto de Luís Hilário


Site Meter Powered by Blogger