Roteiro do Jazz em Cascais
JNPDI! apresenta hoje a reportagem fotográfica do Roteiro do Jazz em Cascais, evento que teve lugar no passado dia 1 de Dezembro, numa organização conjunta de João Moreira dos Santos e Maria Viana, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e o patrocínio do Casino Estoril.
O ponto de encontro foi no largo da Câmara Municipal, onde os participantes se foram reunindo a partir das 14h30.
Foto de João Moreira dos Santos
JNPDI! apresenta hoje a reportagem fotográfica do Roteiro do Jazz em Cascais, evento que teve lugar no passado dia 1 de Dezembro, numa organização conjunta de João Moreira dos Santos e Maria Viana, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e o patrocínio do Casino Estoril.
O ponto de encontro foi no largo da Câmara Municipal, onde os participantes se foram reunindo a partir das 14h30.
Foto de João Moreira dos Santos
Entre os convidados estavam António Rúbio, João Freire, Bernardo Moreira...
Foto de João Moreira dos Santos
... e Duarte Mendonça.
Foto de João Freire
Para arquivo e memória futura, o Roteiro foi filmado e, muito embora assim o pareça pela foto, a realização não esteve a cargo de um reputado realizador francês ou inglês...
Foto de João Moreira dos Santos
Antes da partida, os participantes no Roteiro foram brindados com dois temas interpretados por um quarteto contratado para o efeito, composto por Maria Morbey (voz), José Soares (guitarra), Guto Lucena (saxofone) e Francisco Henriques (contrabaixo). No largo da Câmara ecoaram "Let's do it" (de Cole Porter) e "Route 66".
Foto de João Freire
Foto de João Freire
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Freire
Finda a actuação o grupo de cerca de 27 pessoas rumou ao autocarro com destino ao local onde antes se ergueu o Pavilhão do Dramático, sede do Cascais Jazz de 1971 a 1980.
A paragem seguinte foi no clube Luisiana, fundado em 1965 por Luís Villas-Boas e Jean-Pierre Gebler.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Freire
As explicações do que jazzisticamente se passou no Luisiana (na foto, a casa da buganvília) foram prestadas por Bernardo Moreira (presidente do HCP), que evocou os grandes concertos que aí se realizaram (incluindo a jam-session em que participou com Louis Hayes, baterista que em 1966 acompanhou Oscar Peterson em concertos em Lisboa e Cascais), nomeadamente o do quarteto de Charles Lloyd com Keith Jarrett, em Julho de 1966.
Foto de João Moreira dos Santos
A viagem seguiu depois, com paragens na casa de Villas-Boas em Alvide e nos locais dos antigos Cine-Teatro S. José (que em 1966 recebeu o trio de Oscar Peterson), Palm Beach (onde tocou, nos anos 40, o saxofonista George Johnson), Casino Internacional Monte Estoril (onde actuaram em Dezembro de 1927 os Robinson's Syncopators) e Ronda (que em 1956, por iniciativa de Villas-Boas) recebeu o quinteto do trompetista Dizzy Reece).
Foto de João Freire
Next stop... Parque Palmela, sede dos festivais Cascais Jazz (nos anos 80), Jazz Num Dia de Verão e Estoril Jazz, onde Duarte Mendonça, produtor destes eventos, contou algumas das estórias de bastidores e recordou as dificuldades de produzir um festival de jazz nos anos 70 e 80 em Portugal. Foi também aqui no Partque Palmela que o guitarrista Pat Metheny se estreou em Portugal, em Agosto de 1981.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Freire
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
A "comitiva" deslocou-se seguidamente ao Colégio dos Salesianos, em cujo pavilhão desportivo se realizou o Cascais Jazz nos anos 80. Neste colégio do Estoril decorreram ainda os Cursos Projazz, em 1990 e 1991, com músicos como Clark Terry, Terence Blanchard, Rufus Reid, Barney Kessell e tantos outros grandes nomes do Jazz.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
A caminho das antigas instalações do Rádio Clube Português, oportunidade para contextualizar o jazz que se ouviu na Colónia Balnear O Século nos anos 50. Já no RCP, Bernardo Moreira aproveitou para detalhar o programa Hot Clube, que Luís Villas-Boas realizou nesta estação entre 1946 e 1969, cujos guiões se encontram preservados no clube que dirige.
Foto de João Moreira dos Santos
Última paragem... Casino Estoril, uma grande casa do Jazz no Concelho de Cascais. Foi aqui que Luís Villas-Boas assistiu ao seu primeiro concerto de Jazz, quando em Agosto de 1941 aí se apresentou a orquestra de Willie Lewis, que usou Portugal como porta de saída duma Europa em guerra e duma Alemanha ocupadora que, além dos judeus e negros, perseguia igualmente o Jazz.
Ainda no Casino, oportunidade para voltar a ouvir o quarteto com que se iniciou o Roteiro e relembrar os artistas (e orquestras) que ali se apresentaram ao longo de tantas décadas: Benard Hilda, Hazy Osterwald, York de Sousa, Josephine Baker, Sasha Distel, Rita Reys, Pim Jacobson, Tânia Maria, Bill Evans, Tete Montoliu, Michel Legrand, Nina Simone, Ray Charles, Chick Corea, Tony Bennett... sem esquecer os protagonistas dos vários concertos do Estoril Jazz que aí decorreram na década de 90.
Foto de João Moreira dos Santos
A finalizar o Roteiro e o primeiro evento das comemorações dos 80 anos de Jazz em Cascais teve lugar no Centro Cultural de Cascais um concerto pelo trio de Maria Viana com Art Themen no saxofone-tenor. No piano esteve Paulo Gomes e no contrabaixo Hugo Carvalhais.
Foto de João Freire
Foto de Pedro Esteves
Foto de Pedro Esteves
Foto de João Moreira dos Santos
Foto cortesia de Maria Viana
Foto cortesia de Maria Viana
Alinhamento original do concerto de Maria Viana
Foto cortesia de Maria Viana
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Freire
As explicações do que jazzisticamente se passou no Luisiana (na foto, a casa da buganvília) foram prestadas por Bernardo Moreira (presidente do HCP), que evocou os grandes concertos que aí se realizaram (incluindo a jam-session em que participou com Louis Hayes, baterista que em 1966 acompanhou Oscar Peterson em concertos em Lisboa e Cascais), nomeadamente o do quarteto de Charles Lloyd com Keith Jarrett, em Julho de 1966.
Foto de João Moreira dos Santos
A viagem seguiu depois, com paragens na casa de Villas-Boas em Alvide e nos locais dos antigos Cine-Teatro S. José (que em 1966 recebeu o trio de Oscar Peterson), Palm Beach (onde tocou, nos anos 40, o saxofonista George Johnson), Casino Internacional Monte Estoril (onde actuaram em Dezembro de 1927 os Robinson's Syncopators) e Ronda (que em 1956, por iniciativa de Villas-Boas) recebeu o quinteto do trompetista Dizzy Reece).
Foto de João Freire
Next stop... Parque Palmela, sede dos festivais Cascais Jazz (nos anos 80), Jazz Num Dia de Verão e Estoril Jazz, onde Duarte Mendonça, produtor destes eventos, contou algumas das estórias de bastidores e recordou as dificuldades de produzir um festival de jazz nos anos 70 e 80 em Portugal. Foi também aqui no Partque Palmela que o guitarrista Pat Metheny se estreou em Portugal, em Agosto de 1981.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Freire
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
A "comitiva" deslocou-se seguidamente ao Colégio dos Salesianos, em cujo pavilhão desportivo se realizou o Cascais Jazz nos anos 80. Neste colégio do Estoril decorreram ainda os Cursos Projazz, em 1990 e 1991, com músicos como Clark Terry, Terence Blanchard, Rufus Reid, Barney Kessell e tantos outros grandes nomes do Jazz.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
A caminho das antigas instalações do Rádio Clube Português, oportunidade para contextualizar o jazz que se ouviu na Colónia Balnear O Século nos anos 50. Já no RCP, Bernardo Moreira aproveitou para detalhar o programa Hot Clube, que Luís Villas-Boas realizou nesta estação entre 1946 e 1969, cujos guiões se encontram preservados no clube que dirige.
Foto de João Moreira dos Santos
Última paragem... Casino Estoril, uma grande casa do Jazz no Concelho de Cascais. Foi aqui que Luís Villas-Boas assistiu ao seu primeiro concerto de Jazz, quando em Agosto de 1941 aí se apresentou a orquestra de Willie Lewis, que usou Portugal como porta de saída duma Europa em guerra e duma Alemanha ocupadora que, além dos judeus e negros, perseguia igualmente o Jazz.
Ainda no Casino, oportunidade para voltar a ouvir o quarteto com que se iniciou o Roteiro e relembrar os artistas (e orquestras) que ali se apresentaram ao longo de tantas décadas: Benard Hilda, Hazy Osterwald, York de Sousa, Josephine Baker, Sasha Distel, Rita Reys, Pim Jacobson, Tânia Maria, Bill Evans, Tete Montoliu, Michel Legrand, Nina Simone, Ray Charles, Chick Corea, Tony Bennett... sem esquecer os protagonistas dos vários concertos do Estoril Jazz que aí decorreram na década de 90.
Foto de João Moreira dos Santos
A finalizar o Roteiro e o primeiro evento das comemorações dos 80 anos de Jazz em Cascais teve lugar no Centro Cultural de Cascais um concerto pelo trio de Maria Viana com Art Themen no saxofone-tenor. No piano esteve Paulo Gomes e no contrabaixo Hugo Carvalhais.
Foto de João Freire
Foto de Pedro Esteves
Foto de Pedro Esteves
Foto de João Moreira dos Santos
Foto cortesia de Maria Viana
Foto cortesia de Maria Viana
Alinhamento original do concerto de Maria Viana
Foto cortesia de Maria Viana
O jantar de encerramento decorreu no restaurante tailandês Ankor, em Cascais. Na véspera do concerto e do Roteiro Art Themen e Maria Viana jantaram na loja Vinhos à Solta no Dão, localizado na Casa da Guia, tendo o saxofonista recebido do seu proprietário um pack de vinhos Dom Fradique, colheita 2004, exclusivo desta loja em Portugal.
1 Comments:
infelizmente não pude comparecer no concerto, mas como ja calculava (e digo isto com muito orgulho) o feedback por parte dos espectadores foi excelente. o desempenho dos artistas em palco foi bom, e a combinação do ilustre convidado Art Themen com a grande Maria Viana foi algo memorável, e que de certa forma dá um toque de nostalgia (para os que se recordam da sua apariçao juntos no Festival de Jazz no Estoril). Entretanto Art Themen já foi, mas Maria Viana ficou (felizmente)... e dai deixar um conselho. Aproveitem para ver os seus espectáculos.. garanto que nao se arrependerão..
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