26 de agosto de 2007

We All Love Ella Fitzgerald

61bS-rzuY7L._SS500_.

Para assinalar os 90 anos do nascimento de Ella Fitzgerald (1917/1996) a editora Universal Music (herdeira do catálogo da Verve, para onde Ella gravou durante mais de uma década e onde lançou os seus mais importantes registos) lançou no mercado um disco de homenagem a esta grande voz do jazz, inegavelmente uma das mais impressionantes e marcantes do século XX. Basta dizer que ao longo da sua carreira conquistou 13 Grammy e vendeu mais de 40 milhões de albums...

We All Love Ella: Celebrating the First Lady of Song reúne algumas das mais importantes vozes da actualidade, as quais gravaram as suas interpretações de temas clássicos do repertório de Ella. Entre estas contam-se Natalie Cole, Chaka Khan, Queen Latifah, Diana Krall (com Hank Jones no piano), Dianne Reeves, Lizz Wright, Ledisi, Linda Ronstadt, Galdys Knight, Etta James, kd. Lang, Michael Bublé, Dee Dee Bridgewater e Nikki Yanofsky. Também Stevie Wonder se associou a esta iniciativa, mas através da edição de um tema - "You are the sunshinhe of my life" - gravado ao vivo em Nova Orleães, em 1977, em dueto com a própria Ella, aqui editado pela primeira vez.

O resultado é um CD diversificado e interessante no seu todo, contando com um dueto entre Natalie Cole e Chaka Khan (em "Mr. Paganini"), não sendo exagerado afirmar que praticamente todas as vozes presentes acabam por conseguir algum género de ligação a Ella, cuja memória se mantém assim presente apesar da evidente diferença de estilos entre estas e do seu também diferenciado percurso musical.

A grande surpresa neste CD acaba por ser a voz de Nikki Yanofsky, uma muito jovem (13 anos!!) cantora natural do Canadá que se estreia aqui em disco e que tão bem consegue no tema "Airmail Special" evocar o "swingante" scat singing de Ella Fitzgerald. Duvidamos qus os mais devotos admiradores de Ella não fiquem com um sorriso rasgado depois de a ouvir e de escutar a forma como esta repete até as notas agudas características de Ella e algumas passagens das muitas improvisações que os seus discos registaram para a posteridade, quase como que numa retrospectiva dos recursos da First Lady of song, chegando mesmo a "citar" a sua versão de "Air Mail Special" no Festival de Newport de 1957. A sua voz, de resto, por via da sua juventude, lembra a voz de Ella na fase inicial da sua carreira, nos anos 40/50.

Para uma melhor apreciação desta nova voz aqui fica um clip de vídeo de Nikki Yanofsky, precisamente no tema "Airmail Special":



E agora aqui fica a versão deste mesmo tema por Ella Fitzgerald (em 1961), acompanhada ao piano por Oscar Peterson [nota: o primeiro tema é "Round Midnight"]:



Resta acrescentar que uma parte dos lucros da venda deste CD revertem para a fundação criada em 1993 por Ella Fitzgerald sobretudo para prestar assistência a crianças desfavorecidas.


Temas:

1 - A Tisket A Tasket
2 - Lullaby of Birdland
3 - The Lady Is A Tramp
4 - Dream A Little Dream Of Me
5 - (You'll Have To Swing It) Mr. Paganini
6 - Oh Lady Be Good
7 - Reaching For The Moon
8 - Blues In The Night
9 - Miss Otis Regrets
10 - Someone To Watch Over Me
11 - Do Nothin' Till You Hear From Me
12 - Angel Eyes
13 - Too Close For Comfort
14 - You Are The Sunshine Of My Life - Live (1977/New Orleans)
15 - Cotton Tail
16 - Airmail Special


Site Meter Powered by Blogger