6 de junho de 2007

Grande Count Basie!

basie.jpg

Aqueles que gostam de uma boa dose de swing têm neste DVD uma oferta irrecusável, pois poucas orquestras houve que tivessem igualado neste campo a de Count Basie.

Gravado ao vivo no Festival de Jazz de Montreux de 1977, há neste DVD pelo menos dois factores de interesse.

O primeiro é a presença de músicos como o trombonista Al Grey (que ficou para sempre ligado a Portugal devido às suas actuações nos festivais Jazz Num Dia de Verão e Estoril Jazz, de que existem na RTP gravações que importa voltar a exibir), Freddie Green (mítico guitarrista que acompanhou a orquestra de Basie durante nada menos do que cerca de 50 anos!), Jimmy Forrest (saxofonista-tenor) e Butch Miles, baterista que ainda há dois anos se exibiu no Estoril Jazz com a orquestra fantasma de Basie.

Segundo, o repertório, onde se incluem três temas do fabuloso CD Atomic Mr. Basie (de 1957): "Splanky" (é "obrigatório" ouvir!) "Lil' Darlin'" e "Fantail" ("imperativo" ouvir!). A estes juntam-se ainda dois clássicos da orquestra - "Jumpin' at Woodside" e "One O' Clock Jump" - que dispensam apresentações, mas não audição.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.

10 Comments:

At quinta jun. 07, 08:11:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

...sabia que também há JazzAoNorte?

Se não sabia,visite

http://www.jazzaonorte.com/

Ficará a saber, por exemplo do 1º Seminário Internacional "Jazz Ao Norte" de 9 a 13 de Julho.

bons improvisos!

JuliaMLopes

 
At quinta jun. 07, 08:47:00 da tarde 2007, Blogger Mário César Borges Marques de Abreu, natural de Lisboa said...

Tenho aqui um outro DVD, também de Count Basie (Count Basie - Sound of Swing - Subtítulo Stars of Jazz Collection, da EFORFILMS, que me trouxeram de Genève no ano passado (black and white ainda, gravações de 1968) e que contém as seguintes peças: I don't know (Count Basie); Handful of Keys (Fats Waller); Untitled Blues (Count Basie); Squeeze me (Waller-Williams); Twenty minutes after three (Count Basie); As long as I live ((Arlen-Koehler); If I could be with you one hour tonight (Creamer-Johnson); National Educational Television Blues (Count Basie). Os músicos que participam são: Count Basie, piano; Norman Keenan, bass, Freddie Green, guitar; e Sonny Payne (drums). E ainda, em CD (entre outros), "The Count Basie Story", 2 CDs, gravações dos anos 50, digitally remastered, ed. 2004, EMI Records, que constituem um extraordinário espectáculo musical e sonoro de Swing. Imperdível !!

 
At sábado jun. 09, 06:03:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

Espero que não venham aí novidades sobre o festival de Cantanhede a dizer que foi espectacular e isto e aquilo... já estou a tremer! Decidi não ir e parece que me vou arrepender! Ainda por cima isto não é actualizado desde quinta...ai,ai!

Excelente blog!

 
At sábado jun. 09, 04:42:00 da tarde 2007, Blogger Mário César Borges Marques de Abreu, natural de Lisboa said...

Não consegui encontrar este DVD do Count Basie em 3 ou 4 locais por onde andei. A FNAC do Colombo e do Chiado não o têm. Só existem 4 na de Almada. A Worten também não (estes nem têm nada que se aproveite). Telefonei para o nº que aqui consta e as atendedoras ficaram muito admiradas e não faziam a menor ideia do que se tratava. Segundo elas... "devia ser engano". Acabei por comprar na FNAC Colombo o seguinte: "Count Basie in concert", no Carnegie Hall, em 1981. Contém 21 temas e, entre os vocalistas, contam-se Sarah Vaughan, Tony Bennet, George Benson e Joe Williams.

 
At sábado jun. 09, 04:55:00 da tarde 2007, Blogger JMS said...

Ora viva,

Este DVD só está disponível em quiosques e no tal n-º de telefone, que me foi fornecido pela própria editora, a Planeta DeAgostini.

Além disso, este DVD existe na colecção Jazz in Montreux, só que muito mais caro.

 
At sábado jun. 09, 05:02:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que este dvd é daqueles que saem com os jornais! Não existem nas fnacs, tem mesmo de ser num quiosque! Senão, não dizia "Planeta de Agostini" em baixo!

 
At sábado jun. 09, 07:12:00 da tarde 2007, Blogger JMS said...

Não sai com os jornais, é vendido em fascículos pela Planeta DeAgostini.

Para mais informações: http://www.planetadeagostini.pt/ficha.php?id=217

 
At sábado jun. 09, 08:35:00 da tarde 2007, Blogger Mário César Borges Marques de Abreu, natural de Lisboa said...

O nº de telefone para onde liguei foi precisamente o que consta aqui no blog, e tive o cuidado de o confirmar no visor digital do meu telefone antes de iniciar a conversa. Acontece outra coisa curiosa: somos automaticamente reencaminhados para outro número de telefone, também da área de Lisboa, que imediatamente surge no visor. É muito estranho. Experimentarei os quiosques, mas... quais e onde. Ainda não fui ao site da Planeta Agostini. Irei lá dentro em pouco.

 
At domingo jun. 10, 12:28:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

Tem razão João Moreira!
E o DVD está mesmo disponível no Planeta de Agostini e dá para mandar vir pela internet!

Excelente blog!

 
At domingo jun. 10, 10:50:00 da manhã 2007, Blogger Mário César Borges Marques de Abreu, natural de Lisboa said...

No site da Planeta DeAgostini fica a saber-se que a série é constituída por 40 DVDs e que cada um custa 9,99 euros mais portes de correio se entregues em casa. É certo que no final se recebe um leitor de DVDs grátis. Como são 2 por mês, a despesa mensal é de 19,98 euros. E no total serão 400 euros (se se levantarem nas estações dos CTT não se pagam gastos de envio). Ao que parece, só se podem comprar por assinatura. É certo que se pode cancelar a assinatura destes DVDs a qualquer altura. Voltei a ligar para o 21-9265510 e, mais uma vez, fui automaticamente reencaminhado para o 21-9267800. A solução citada pelo João Moreira dos Santos (comprar num quiosque) deve permitir comprar cada DVD isoladamente, mas ainda não encontrei quiosque - ou papelaria - que os possua. Desistir é muito raramente o meu lema. Vou continuar a busca.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger